JetBlue confirma data para despedida de todos os seus jatos brasileiros Embraer E190

Foto de Anna Zvereva, CC

Durante a conferência de ganhos do terceiro trimestre da JetBlue Airways, realizada esta semana, a companhia aérea reafirmou a data para a aposentadoria de sua frota restante de Embraer E190, na medida em que a empresa avança em seu programa de modernização de frota com a incorporação dos Airbus A220.

Como consta da transcrição da reunião, a empresa disse que, até o momento, 18 E190 já saíram da frota, e a empresa espera a aposentadoria de toda frota até o final de 2025, o que proporcionará um valor significativo considerando o aumento de 20% na eficiência de custos proporcionado pelos A220 em comparação com os E190.

Atualmente, a companhia americana ainda possui 41 jatos brasileiros na frota, segundo dados o inventário online Planespotters.

Além disso, a empresa está vendo um aumento significativo na receita de assentos com mais espaço, do produto “Even More Space”, gerando um crescimento de dois dígitos em comparação com o mesmo período do ano anterior. A expectativa é de que essa expansão continue à medida que os A220, que possuem 30 assentos deste tipo, substituam os E190, que possuem apenas 16.

Através do programa de modernização de frota, a JetBlue alcançou até o momento uma economia de custos de US$ 55 milhões, e acredita que atingirá US$ 75 milhões em economia de custos com manutenção até 2024, à medida que realiza a substituição dos E190 pelos A220.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias