Início Diversos e Eventos

Joby e ANA vão operar voos de aeronaves elétricas VTOL de/para a Expo 2025 no Japão

A aeronave eVTOL da Joby – Imagem: Joby Aviation

A japonesa ANA HOLDINGS (ANAHD), conhecida por ser detentora da companhia aérea ANA All Nippon Airways, e a fabricante Joby Aviation informaram que foram selecionados pela Associação do Japão para a Exposição Mundial de 2025 para operar voos de demonstração durante a “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”.

As duas empresas, que anunciaram a parceria pela primeira vez em fevereiro de 2022, trabalharão juntas para desenvolver planos para conexões aéreas eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical) entre o local da Expo e pelo menos um outro local em Osaka.

A ANAHD e a Joby trabalham juntas há mais de um ano no estabelecimento de operações de táxi voador no Japão, colaborando em todos os aspectos dessa forma revolucionária de transporte, incluindo desenvolvimento de infraestrutura, treinamento de pilotos, operações de voo, aceitação pública e requisitos regulatórios para operar.

Em outubro de 2022, a Joby se tornou o primeiro fabricante estrangeiro de táxi voador a solicitar formalmente a certificação de seu projeto de aeronave para uso no Japão. Os voos de demonstração farão parte da seção de Mobilidade Inteligente da Expo e apresentarão esta nova forma de transporte aos 28 milhões de visitantes esperados para visitar a Expo entre abril e outubro de 2025.

Koji Shibata, CEO da ANAHD, disse: “A Expo 2025, Osaka, Kansai, Japão oferece à ANA um palco global para demonstrar o que nossa parceria com a Joby pode oferecer. Como a maior companhia aérea do Japão, com 70 anos de experiência no fornecimento de voos seguros e confiáveis para os clientes, ser selecionada para esta prestigiada oportunidade ressalta nossa dedicação em reunir inovação e experiência operacional para mostrar este novo serviço revolucionário”.

JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, acrescentou: “Esta é uma oportunidade verdadeiramente única de apresentar nossa aeronave ao mundo e estamos orgulhosos de trabalhar ao lado da ANAHD para demonstrar o que essa tecnologia pode oferecer. A Expo Mundial tem sido o lar de inovações radicais em transporte e temos o prazer de desempenhar um papel de liderança na continuidade dessa tendência”.

A Joby é uma desenvolvedora de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, que planeja começar a fornecer serviços comerciais de passageiros em 2025.

Sua aeronave pilotada de cinco lugares tem uma velocidade máxima de 320 km/h e foi projetada para voar até 240 km. A empresa completou mais de 1.000 voos de teste desde a sua criação em 2009 e também é parceira da Toyota Motor Corporation.

Sair da versão mobile