Joe Biden faz piada sobre a Boeing: “Eu não sento na janela do Air Force One”

Divulgação – Embaixada dos EUA em Moscou

O presidente americano, Joe Biden, animou um evento beneficente ao fazer uma piada sobre os recentes problemas que atingiram a fabricante de aviões Boeing, segundo relata o jornal New York Post.

“Ao sentar no avião, eu evito ficar perto das portas”, brincou o presidente de 81 anos, logo em seguida amenizando a situação: “Estou só brincando, não deveria fazer piadas assim.” O evento que contou com a piada do presidente aconteceu durante uma campanha de arrecadação de fundos de alto valor realizada no Radio City Music Hall.

Conforme cita a mídia americana, a brincadeira de Biden surgiu em resposta a uma provocação do apresentador Steven Colbert, do programa Late Show da CBS, que questionou se o Secretário de Transportes, Pete Buttigieg, havia apertado os parafusos do avião presidencial antes da viagem de Biden para Nova Iorque.

Os aviões presidenciais, conhecidos como Air Force One quando o presidente está a bordo, são dois Boeing 747-200B altamente personalizados. No entanto, a Boeing tem enfrentado um rigoroso escrutínio após uma série de incidentes ocorridos durante voos. O problema começou quando um painel de um Boeing 737 MAX 9, operado pela Alaska Airlines, abriu-se no meio de um voo em 5 de janeiro, fato que levou a Administração Federal de Aviação (FAA) a suspender todos os voos dos 737 MAX 9.

Os problemas para a fabricante de aviões continuaram, agravados pela decisão do CEO da Boeing, Dave Calhoun, de deixar o cargo num momento turbulento para a empresa.

O comentário descontraído de Biden durante o evento de arrecadação de fundos não apenas proporcionou um momento de diversão, mas também destacou preocupações mais amplas sobre a segurança da aviação e os contínuos desafios enfrentados pela Boeing, de acordo com o New York Post.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias