Início Variedades

Jumbo da National aparecerá no aeroporto de Guarulhos algumas vezes no mês de maio

A empresa aérea americana National Airlines está escalada para realizar pelo menos três voos fretados de carga para São Paulo (Guarulhos) entre os dias 17 e maio e 1 de junho. A informação foi obtida junto ao registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na manhã desta quinta-feira (12).

Ainda que o importador ou a carga não sejam conhecidas publicamente, o destaque para o voo se deve ao fato de ser uma rara visita a Guarulhos, além de ser operada por uma aeronave Boeing 747-400F, modelo bastante incomum no maior aeroporto do país, nos dias atuais.

Apesar de ter sido fundada em 1985, antes da pandemia a empresa havia realizado operações muito esporádicas ao Brasil. No entanto, nos últimos meses, as operações se intensificaram, impulsionadas pela demanda resultante da falta de aeronaves de passageiros fazendo voos internacionais em meio à pandemia, que gerou um aumento na necessidade do emprego de aeronaves de carga. O principal destino da National no Brasil tem sido o aeroporto de Viracopos.

Atualmente, a National possui seis aeronaves Boeing 747-400BCF, com capacidade para transportar até 113.489 quilos em um espaço de 579,5 m3 no deck principal e mais 127,4 m3 no deck inferior. Além deles, há ainda um Boeing 757-200 e um Airbus A330-200 de passageiros.

A empresa é mais conhecida mundo afora por conta dos seus contratos com o governo dos Estados Unidos para transporte de militares, sendo comum ver seus aviões em zonas de conflito. Um exemplo recente é a guerra na Ucrânia, onde, dias antes da invasão russa, aeronaves da National puderam ser vistas em Kiev com cargas de armamentos para os ucranianos.