Justiça Argentina restringe operações no Aeroporto El Palomar, base da FlyBondi

O Tribunal de justiça de San Martín na Argentina emitiu uma medida cautelar restringindo as operações aeroportuárias no aeroporto de El Palomar, desta forma, desde a última sexta-feira (9) só serão permitidos pousos e decolagens entre 6h e 23h.

O pedido foi feito por um grupo de moradores vizinhos ao aeródromo que sempre foi contra as operações no aeroporto por empresas de baixo custo (low-cost). A vizinhança opositora mantém um conflito judicial contra o Ministério dos Transportes da Nação e a ANAC argentina desde o início do ano passado.

Na decisão, a juíza Martina Isabel Forns afirma que “a proibição de voos noturnos tem sido considerada uma questão difícil, complexa e muitas vezes com controvérsias, e afeta muitas partes interessadas. Seria difícil prescrever uma solução geral para o problema, dada a necessidade de avaliar as condições específicas de cada aeroporto e pesar todos os fatores relevantes ”, e cita uma avaliação da ICAO de que, desde 2012, “existem cerca de 250 aeroportos internacionais em todo o mundo que impõem algum tipo de restrição operacional noturna”.

O magistrado também indica que “devido à limitada atividade aeroportuária antes do início da atividade comercial em 2018, os municípios permitiram uma expansão urbana em torno deles”, de maneira desordenada e excessiva.

A FlyBondi vai apelar da decisão, pois possui no El Palomar sua base de operações. Esse assunto ainda vai longe.

Veja outras histórias

Base Aérea de Canoas (RS) recebe autorização da ANAC para operar...

0
A iniciativa surge como uma resposta emergencial à interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado devido às fortes chuvas.