Início Empresas Aéreas

Justiça sentencia Itapemirim em ação relacionada aos salários atrasados e FGTS de tripulantes

A Justiça do Trabalho julgou procedente a ação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) contra a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), para regularização dos pagamentos dos salários e dos depósitos do FGTS.

Na sentença, a juíza responsável reconheceu a homogeneidade do direito e julgou procedentes o pedido de pagamento dos salários atrasados e multa convencional, o pedido de depósito do FGTS em atraso.

Com relação ao FGTS, a empresa alegou na ocasião ter pedido o parcelamento dos meses de fevereiro e março de 2021 e a juíza entendeu que não há prova da regularização dos demais meses.

A Itapemirim também foi condenada por dano moral coletivo em R$ 200 mil, revertidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A empresa ainda pode recorrer. A companhia está atualmente em recuperação judicial, após ter sua falência revertida pela justiça. No entanto, com o Certificado de Operador Aéreo (COA) cancelado, seu retorno aos céus mais do que improvável.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile