KC-390 transportou 33 litros de leite humano para suporte a crianças prematuras no Rio Grande do Sul

Imagem: Força Aérea Brasileira

Na última terça-feira (11), a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 33 litros de leite humano para suporte a crianças prematuras internadas em unidades neonatais no Rio Grande do Sul (RS), que segue sendo afetado pelos desafios provocados pelas enchentes de maio de 2024.

As doações saíram da Rede de Bancos de Leite do Distrito Federal e foram entregues ao Banco de Leite Humano da Santa Casa de Porto Alegre. O transporte, realizado por uma aeronave KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, exigiu cuidados específicos para manutenção da carga.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Sonia Venancio, a entrega é resultado de uma mobilização da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e, para o deslocamento, foi necessário realizar diversos testes de tratamento e acondicionamento. “Graças ao apoio da FAB conseguimos fazer este transporte no período de tempo para que o leite chegasse em ótimo estado”, enfatizou.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Conforme a assessora técnica da Rede BLH/FIOCRUZ, Mirian Oliveira dos Santos, o leite humano é o alimento mais adequado para garantir a saúde das crianças nos primeiros meses de vida. “Este leite é de vital importância para os bebês internados em UTI sobreviverem”, destacou.

O quantitativo é considerado suficiente para alimentar até 65 crianças pelo período de oito dias.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias