Kiev espera receber os primeiros caças F-16, prometidos por aliados ocidentais, até julho

Kiev espera receber os primeiros caças F-16, prometidos por aliados ocidentais, já em junho ou julho de 2024, segundo uma fonte de alto escalão das Forças Armadas Ucranianas (FAU), informou a Reuters. Entretanto, a fonte não especificou qual país pretende enviar os caças de fabricação americana à Ucrânia nesse período.

Há algum tempo, Kiev vem solicitando a transmissão dos caças F-16 pelos seus aliados. No entanto, no Ocidente, tem-se frisado a impossibilidade de fornecer tais aeronaves à Ucrânia sem a devida preparação prévia dos pilotos e do pessoal de serviços terrestres. Países como Dinamarca, Holanda, Estados Unidos e outros vêm participando ativamente da formação de pilotos ucranianos.

Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Rússia declarou que Moscou interpretará todas as modificações do F-16 na Ucrânia como “portadores de armas nucleares” e verá tal ação por parte dos EUA e da OTAN como uma “provocação direcionada”. O presidente russo, Vladimir Putin, insistiu que o fornecimento de novas armas à Ucrânia, incluindo o F-16, não alterará a situação na linha de frente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias