Lançado o avião civil mais rápido do mundo depois do Concorde

A Bombardier revelou hoje (23) o mais novo membro de seu portfólio de jatos executivos com a introdução da aeronave Global 8000, o jato executivo mais rápido e de maior alcance do mundo, criado de forma inovadora com a cabine mais saudável do setor para segurança, conforto e desempenho além compromisso.

Com um alcance de 8.000 milhas náuticas (14.800 km) e uma velocidade máxima imbatível de Mach 0,94, a aeronave Global 8000 oferece aos clientes uma combinação de desempenho com voo mais suave.

“Hoje, a Bombardier solidifica mais uma vez sua posição como líder em aviação executiva com o mais novo membro da família global líder do setor”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “A aeronave Global 8000 aproveita os excelentes atributos da aeronave Global 7500 , oferecendo aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era. Continuamos inigualáveis, o que para uma equipe focada em inovação como nós é ótimo.”

Mais rápido

Algumas das impressionantes capacidades de desempenho da nova aeronave G lobal 8000 foram testemunhadas já em maio de 2021, após um voo de demonstração com um veículo de teste de voo Global 7500 . A aeronave, acompanhada por um avião de perseguição F/A-18 da NASA, atingiu repetidamente velocidades superiores a Mach 1,015, um passo fundamental para permitir uma velocidade operacional máxima de Mach (MMO) de M0,94 e se tornar o jato executivo mais rápido do mundo e o mais rápido na aviação civil desde o Concorde. 

Durante o voo de demonstração, a aeronave também se tornou o primeiro avião da categoria Transporte a voar supersônico com combustível de aviação sustentável (SAF).

O jato executivo Global 8000 também apresenta a cabine mais saudável do setor, com a altitude de cabine mais baixa em sua classe de 2.900 pés ao voar a 41.000 pés.

Por dentro

Com quatro suítes personalizadas, ergonomicamente projetadas para maximizar o espaço e a liberdade de movimento, a aeronave Global 8000 também incorpora os recursos introduzidos na aeronave Global 7500 que melhoram drasticamente o conforto dos passageiros, incluindo o sistema de iluminação circadiana Soleil para ajudar a combater o jet lag. Juntamente com o assento Nuage com a primeira posição de gravidade zero, os passageiros chegarão aos seus destinos revitalizados e revigorados.

Um compromisso com os detalhes é garantido na nova aeronave Global 8000, incluindo uma suíte principal disponível com cama de casal e chuveiro na suíte. O controle e conectividade de entretenimento de cabine, o intuitivo e agradável Touch CMS e o mostrador de toque OLED, o sistema de som de áudio direcional l’Opéra da Bombardier e o monitor 4K disponível também garantem que os passageiros recebam uma experiência de cabine incomparável.

No cockpit, a aeronave Global 8000 apresenta o renomado deck de voo Bombardier Vision com sua tecnologia fly-by-wire de última geração e mistura de aviônicos de ponta com ergonomia e estética excepcionais para conforto e controle notáveis.

Previsão para voar

Em termos de desempenho, a nova aeronave Global 8000 pode transportar clientes para uma ampla variedade de destinos, mais rápido e mais longe do que nunca. E com seu alcance. ainda mais pares de cidades exclusivas são agora possíveis de estarem interligadas, incluindo Dubai-Houston, Cingapura-Los Angeles, Londres-Perth e muitos outros.

Com previsão de entrada em serviço em 2025, o desenvolvimento da aeronave Global 8000 está em andamento e o programa está progredindo conforme o planejado. E para os atuais operadores do Global 7500 , os incríveis aprimoramentos de desempenho do Global 8000 serão adaptados quando a aeronave entrar em serviço em 2025.

O desenvolvimento até o momento foi incluído nos números de investimento divulgados anteriormente. Todos os custos de desenvolvimento adicionais serão incluídos no capex da Bombardier, que permanece alinhado com seus objetivos para 2025.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Santos Dumont recebe certificação operacional da ANAC

0
Mais um aeroporto é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Santos Dumont recebeu, nesta quinta-feira, 11 de agosto