LATAM Airlines pede voos entre Lima e Londres e com Boeing 777-300ER

Em uma atualização recente da Airport Coordination Limited (ACL), principal órgão responsável pela coordenação de slots em dezenas de aeroportos em todo o mundo, foi revelado que a LATAM Airlines Peru reservou slots para operar voos entre Londres-Heathrow e Lima, durante a próxima temporada de inverno 2023/24, relatou o Aviacionline.

De acordo com o pedido, a companhia aérea pretende oferecer 90.200 assentos durante a temporada, com cinco voos semanais. Uma característica notável é que esses voos seriam operados com aeronaves Boeing 777-300ER , com capacidade para 410 passageiros, possivelmente repassados da subsidiária brasileira do grupo.

É importante destacar que este modelo de aeronave não costuma ter como base o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, portanto existe a possibilidade de modificações e utilização de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, comumente utilizadas nas rotas para a Espanha.

Se concretizado, este seria o segundo destino do Grupo LATAM no aeroporto de Heathrow, já que sua subsidiária brasileira opera atualmente a partir de São Paulo/Guarulhos com sete voos semanais em aeronaves Boeing 777-300ER.

Além disso, seria a retomada das operações entre o Reino Unido e o Peru. O último voo entre Lima e Londres-Gatwick foi operado pela British Airways em outubro de 2019, com três frequências semanais em aeronaves Boeing 777-200ER. Durante 2019, a empresa transportou 43.100 passageiros, segundo o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru.

Segundo informações obtidas da Cirium, durante o segundo trimestre de 2023, Lima foi uma das bases mais afetadas do Grupo LATAM em relação a 2019. Isso se deveu ao impacto macroeconômico na região, com inflação e situação socioeconômica instável em o país após o afastamento do ex-presidente Pedro Castillo no final de 2022.

Desde então, a empresa fez ajustes significativos em sua malha de rotas regionais, nacionais e internacionais. As operações para Orlando e Cali foram suspensas, assim como os voos de Cusco para Santiago, Juliaca e Ayacucho.

No entanto, a LATAM Peru pretende se recuperar no segundo semestre de 2023, com a reativação dos voos para Foz do Iguaçu e Salta, além da adição de Aruba à sua malha de destinos. Em relação às rotas de longo curso, a LATAM Peru opera com aeronaves Boeing 787 Dreamliner, Boeing 767 e Boeing 777 de Lima para Bogotá, Cidade do México, Los Angeles, Madri, Miami, Nova York, Santiago e São Paulo/Guarulhos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias