Início Empresas Aéreas

Latam Airlines pode ser a segunda empresa aérea latino-americana a emitir títulos verdes

A LATAM Airlines está considerando emitir títulos verdes, de acordo com uma entrevista concedida por Diana Olivares, principal executiva da companhia aérea na região do México, segundo reportagem da Reuters. A medida seria parte da estratégia de sustentabilidade da transportadora, cujas finanças estão se recuperando após a pandemia COVID-19 e ao processo de reorganização sob o Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.

Ela acrescentou que a empresa está revisando “diferentes tipos de títulos”, mas garantindo que eles atendam aos requisitos adequados. A executiva não forneceu detalhes adicionais sobre a emissão desses títulos.

Se concretizado, a LATAM se tornaria apenas a segunda companhia aérea na América Latina a emitir títulos verdes, depois que a companhia mexicana Volaris lançou o seu em 2021. A emissão está conectada com a transição energética do setor de transporte aéreo para o uso de combustível de aviação sustentável (SAF).

O uso de SAF em vários locais do mundo, incluindo a América Latina, ainda é muito embrionário.

“Estamos usando cada gota” do SAF disponível no ano passado, segundo o Relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo. No entanto, o combustível é escasso e mais caro do que o combustível convencional, o que torna necessário incentivos por parte dos governos aos produtores de petróleo para a sua utilização.

Atualmente, uma única instalação para produção de SAF já está em construção na América Latina, no Paraguai. Os governos devem promover o desenvolvimento de biorrefinarias para a necessário suprimento das companhias aéreas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile