LATAM anuncia primeiro projeto de conservação para promover a neutralidade do carbono

O Grupo LATAM Airlines anunciou sua primeira aliança com um projeto de conservação e restauração de um ecossistema icônico na América do Sul. O projeto CO2BIO está localizado na Orinoquia colombiana e cobre mais de 200 mil hectares de savana inundada. Nos próximos meses, o grupo espera revelar novas alianças nos países onde atua na região.

O CO2BIO foi promovido pela Fundação Cataruben e conta com o apoio do Programa de Riqueza Natural da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID e Panthera Colômbia.

“O CO2BIO é o primeiro projeto apoiado pela LATAM para a conservação e reabilitação de ecossistemas icônicos na América do Sul. Por meio de projetos como este, avançaremos em três áreas: proteger o patrimônio natural de nossa região para as gerações futuras, enfrentar as mudanças climáticas por meio da maior captura de CO2 e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais”, afirmou Roberto Alvo, CEO da LATAM Grupo. “Por meio desse projeto, estamos dando um passo concreto para cumprir nossa meta de compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, acrescentou.

O projeto CO2BIO inclui atividades de conservação de florestas, mangues e pastagens, além de promover o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis ​​nos Departamentos de Casanare, Vichada, Arauca e Meta. Na área vivem 191 famílias, que fazem parte do projeto de conservação dos 200 mil hectares, habitat de mais de duas mil espécies.

Por meio de ações de conservação e reabilitação, esta iniciativa irá capturar 1 milhão de toneladas de CO2 no período 2021-2023, e tem potencial para capturar mais 2,8 milhões de toneladas até 2025, caso haja avanços em novas etapas do projeto. Nos próximos meses, a LATAM espera anunciar novos projetos de conservação de ecossistemas no Brasil, Chile, Equador e Peru.

Vale lembrar que em maio deste ano a LATAM lançou sua estratégia de sustentabilidade na qual o Grupo se compromete, entre outras coisas, a eliminar os plásticos descartáveis ​​até 2023, gerar zero resíduos para aterro até 2027, compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e ser neutro em carbono em 2050.

Informações da Latam

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Belém (PA) tem melhor mês de maio de sua...

0
Os dados foram divulgados pela Norte da Amazônia Airports, responsável pela operação dos aeroportos internacionais de Belém e Macapá-AP.