LATAM compartilha dicas para quem deseja viajar com crianças em seus voos nestas férias

Imagem: LATAM

A LATAM informa que preparou algumas dicas e orientações para facilitar que os pais e responsáveis que irão viajar com crianças nas férias escolares tenham uma experiência tranquila e segura.

Em uma época tão movimentada nos aeroportos, planejar e organizar todos os pontos da viagem ajudam a evitar contratempos. Confira:

VERIFIQUE AS CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA EMBARQUE

Todos podem voar, mas bebês recém-nascidos com menos de sete dias de vida precisam de atestado médico. O documento pode ser enviado em até 48 horas antes do voo para a companhia aérea via formulário online.

A LATAM oferece ainda o Serviço de Berço, que pode ser solicitado em voos internacionais por meio da Central de Vendas e Serviços. O bebê deve pesar até 10 quilos e medir menos de 71 centímetros.

Para o embarque de crianças autistas, a LATAM afirma que está comprometida com a diversidade e inclusão, possuindo a certificação Autism Double Checked e mais de 10 mil funcionários preparados para atender ao passageiro nessa condição. A companhia também faz parte do Programa Sunflower Lanyard, voltado para deficiências invisíveis.

SEPARE TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Em voos nacionais, é preciso apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade original com foto para crianças menores de 8 anos e, para adolescentes de 12 a 15 anos, documento de identificação original com foto ou cópia autenticada.

Nos voos internacionais da LATAM, é necessário apresentar documento de identificação com foto recente em viagens para países do Mercosul ou passaporte válido para demais destinos.

O documento de identidade do responsável deve comprovar a filiação ou o parentesco em até terceiro grau com o menor. O nome do responsável deve ser idêntico no documento pessoal e no do menor. Para adultos que não sejam pais ou parentes próximos, é necessário apresentar autorização do pai, mãe ou responsável legal.

CERTIFIQUE-SE DE QUEM PODE ACOMPANHAR A CRIANÇA OU ADOLESCENTE

Em voos domésticos, bebês, crianças e adolescentes de até 15 anos devem estar acompanhados por pai, mãe, responsável legal, parente de até terceiro grau comprovado, ou um adulto que tenha sido devidamente autorizado pelo responsável legal.

MENORES VIAJANDO SOZINHOS PRECISAM DE AUTORIZAÇÕES ESPECÍFICAS

Crianças de 8 a 11 anos podem viajar sozinhas apenas solicitando o serviço Menor Desacompanhado da LATAM, mediante autorização dos pais para viajar sem a família. O serviço permite o monitoramento pelo responsável utilizando a ferramenta Child Tracker, que oferece acesso, em tempo real, a cada etapa da viagem. Trata-se de apoio e proteção durante toda a viagem, da passagem pelos controles de imigração e segurança, até que o menor seja recebido pela pessoa autorizada.

Adolescentes de 12 a 15 anos podem viajar sozinhos em voos domésticos apenas mediante autorização judicial ou autorização extrajudicial por escrito do pai, mãe ou responsável autenticada em cartório. Os pais também devem preencher a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e apresentá-la no momento do embarque do filho, junto aos demais documentos.

O serviço de Menor Desacompanhado também está disponível para adolescentes de até 17 anos, de forma opcional. Apenas passageiros com 18 anos ou mais têm permissão para viajar desacompanhados em voos internacionais.

CONFIRA AS CONDIÇÕES DE TARIFA DE EMBARQUE

Na LATAM, os bebês de 0 a 1 ano que viajam no colo não pagam tarifa nos voos nacionais, exceto se o responsável optar por adquirir um assento para o menor. Nos voos internacionais o valor é de 10% da passagem do adulto.

Caso o responsável prefira que o bebê viaje em um assento próprio, deve comprar a passagem completa e atender aos requisitos de segurança, como o uso de uma cadeira certificada Child Restraint System (CRS) ou Child Aviation Restrain System (CARES).

Se a família viajar com dois bebês, será necessário comprar uma passagem de adulto por questões de segurança – é necessário que um dos bebês ocupe um assento, com uma cadeira certificada. A partir dos 2 anos, a criança deve ir em assento próprio.

MENORES DE 2 ANOS TÊM DIREITO A EMBARQUE PRIORITÁRIO

O embarque prioritário está disponível para todos os passageiros acompanhados de crianças menores de 2 anos. Basta se dirigir à fila preferencial, que é sinalizada no aeroporto. É recomendado realizar o check-in de todos os passageiros com antecedência, para um embarque tranquilo.

LEVE O ITEM DE SEGURANÇA DO BEBÊ NA CABINE

O responsável pode levar na cabine do avião uma bolsa ou mochila pequena, que não ultrapasse as medidas máximas permitidas, de 45 x 35 x 20 cm (altura, largura e comprimento), além do item de segurança, como o Bebê Conforto, ou um carrinho dobrável e desmontável. Se o item em questão não couber na cabine, ele será enviado para o compartimento de carga sem custos adicionais.

REFEIÇÕES INFANTIS

Os responsáveis podem levar lanchinhos e mamadeira para as crianças, mas é importante lembrar que não há como aquecê-los a bordo das aeronaves. Também é importante consultar as normas alfandegárias para a entrada de alimentos no destino da viagem.

MANTENHA AS CRIANÇAS SEMPRE IDENTIFICADAS

Com voos e aeroportos mais cheios que o habitual nessa época do ano, é necessário estar sempre de olho nas crianças. Mantenha-as sempre perto de você e portando identificação, além dos documentos oficiais que o responsável deve carregar. Uma dica são as pulseiras de identificação infantil, portando nome e dados de contato dos responsáveis, para o caso de qualquer eventualidade.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias