Um novo procedimento será implementado em breve pela LATAM no Brasil, o qual prevê cobrança por excessos de tamanho de bagagem antes de entrar na aeronave.

Após a divulgação da notícia que a LATAM iria começar a fiscalizar e, se for o caso, cobrar, por excesso de bagagem no portão de embarque, a exemplo do que fazem muitas empresas ao redor do mundo, a companhia aérea procurou o AEROIN para dar detalhes do processo.
Hoje, os passageiros dos voos domésticos têm direito à uma bagagem de mão de 10 kg com dimensões de até 55 cm x 35 cm x 25 cm, porém, muitos passageiros se aproveitam do check-in online para não serem verificados no aeroporto antes do embarque, levando mais do que poderiam e, inclusive, ocupando espaços que poderiam ser de outros viajantes.
Com base nisso, a empresa se tornará a primeira no Brasil a implementar tal medida, que já é prevista pelas regulamentações da ANAC. O processo deverá começar pelo Aeroporto de Recife e depois será implementada no resto do país.
Adicionalmente e detalhado o que foi informado anteriormente, a empresa não irá pesar as malas do passageiro, mas apenas fazer a verificação de tamanho e quantidade de malas.
A LATAM informou que “durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala) indicadas nesta página. Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião.”