Início Empresas Aéreas

LATAM desiste de pegar os aviões Boeings 737 da GOL

A LATAM informou às autoridades dos EUA que desistiu de negociar com os donos dos aviões da GOL para incorporar os 737 em sua frota.

Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários Americana, a SEC, e obtido pelo AEROIN, a LATAM disse que entrou em contato com os lessores através da representante financeira Seabury, e que “foram necessárias várias semanas de acompanhamento por parte da LATAM e de seus advogados para que a Seabury finalmente agendasse uma ligação introdutória sobre arrendamentos de aeronaves com a equipe de frota da LATAM em 21 de março de 2024″.

Durante essa ligação, a LATAM afirmou que, ao invés de discutir um quadro para explorar possíveis transações para assumir os leasings dos Boeings 737, que poderiam beneficiar os bens dos credores (arrendadores), a Seabury entregou uma mensagem diferente. Especificamente, conforme a financeira, os credores “não podem assumir e atribuir” arrendamentos e, portanto, a LATAM deveria simplesmente “ficar de olho no processo” para movimentos de rejeição, momento em que a LATAM estaria “livre para se envolver” com os arrendadores relevantes.

A LATAM afirma que este movimento é contrário a uma carta enviada pelos próprios representantes dos lessores para a justiça americana em 1º de março, que afirma que manter as aeronaves com a GOL pode causar um dispêndio desnecessário para os credores.

A companhia aérea ainda destacou que não houve empenho por parte dos lessores para transferir as aeronaves da GOL para a empresa concorrente, mesmo que isso fosse benéfico.

“Por esses motivos, especialmente a falta de engajamento significativo dos credores em discussões comerciais com a LATAM, e a urgência das necessidades de aviões de corredor único (narrowbody) na companhia, a LATAM determinou que a probabilidade de ela e os lessores entrarem em transações para aeronaves Boeing 737, agora é remota”, afirmou a companhia aérea.

Além disso, a LATAM afirma que não conseguiu, ao longo dos últimos meses, apesar de seus extensos esforços, obter aeronaves 737 de outras fontes não relacionadas aos credores da GOL.

Portanto, é improvável que a LATAM continue buscando quaisquer transações envolvendo o Boeing 737. Em vez disso, devido à escassez de aeronaves 737 disponíveis, bem como à recusa dos lessores da GOL em cooperar, a LATAM está obtendo, por meio de diversos canais alternativos, outras opções de modelos de aeronaves narrowbody, sem informar quais exemplares em específico a empresa conseguiu levantar.

Sair da versão mobile