Início Empresas Aéreas

LATAM e Fundação TEA Chile testam embarque especial inédito para pessoas com Autismo

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, o Grupo LATAM Airlines e a Fundação TEA Chile realizaram pela primeira vez no país um teste de embarque para pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no aeroporto de Santiago. Cerca de 50 pessoas, entre crianças neurodiversas com autismo e suas famílias, tiveram a oportunidade de aprender e colocar em prática os vários passos para uma viagem.

Ignacio Gallardo, Gerente de Planejamento do Grupo LATAM Airlines, destaca que “a LATAM se compromete com a inclusão de todos, por isso desenvolvemos esta atividade para que as pessoas com TEA possam aprender e praticar as etapas de embarque num ambiente seguro e amigável para elas.”

David Aldunce, diretor da Fundação TEA Chile, comenta que “estamos felizes em desenvolver esta atividade junto com a LATAM, especialmente neste dia de conscientização sobre o autismo. Estas experiências enriquecem toda a comunidade, abrindo caminho para a inclusão de todos os neurodivergentes.”

Esta prática de embarque exigiu semanas de treinamento e planejamento, e durou cerca de 4 horas. Barulho, multidões de pessoas, novas situações e outros fatores tornam a viagem desafiadora para pessoas com autismo. Portanto, para melhorar a experiência de voo deles e suas famílias, o grupo LATAM já havia implementado outras iniciativas, como a certificação de mais de 10.000 colaboradores.

Para lidar com estas dificuldades, existem diversas formas, como o uso de jogos, realidade virtual e práticas de embarque avançadas. Estas ferramentas são uma grande ajuda para pessoas com TEA, pois permitem que elas possam viajar com mais facilidade e segurança.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile