Início Empresas Aéreas

Latam elimina de suas 132 aeronaves no Brasil os manuais impressos de comissários

Mais eficiente, digital e sustentável, a LATAM informa nessa quarta-feira, 21 de dezembro, que está autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a eliminar os manuais impressos de comissários de todas as suas 132 aeronaves no Brasil.

Agora, os tripulantes de cabine da empresa podem acessar de forma mais eficiente e rápida, diretamente em seus celulares corporativos, o documento que tem como objetivo estabelecer e padronizar normas e procedimentos ligados à operação e segurança das aeronaves da companhia, distribuídos pela LATAM para mais de 3.400 comissários no País.

Os manuais impressos de comissários serão retirados de todas as aeronaves da companhia no Brasil até o fim de dezembro, e essa digitalização permitirá à LATAM deixar de imprimir 1,8 tonelada de papel e de emitir 362 toneladas de CO2 por ano.

O conteúdo digital no celular apresenta os procedimentos previstos para qualquer necessidade a bordo e identifica, antes mesmo do voo, os passageiros que necessitam de atendimentos especiais, como no caso de pessoas com deficiência, adultos viajando com bebês e crianças, refeições diferenciadas e situações comemorativas (aniversários e lua de mel).

A consulta ao manual digital está disponível em toda a frota da LATAM, composta por aeronaves Airbus (modelos A319, A320, A320neo e A321) e Boeing (modelos 767, 777 e 787).

Para Tatiane Brito, gerente de Tripulação de Cabine da LATAM Brasil, a iniciativa visa à sustentabilidade e uma melhor experiência para os clientes.

“A digitalização foi pensada dentro da nossa jornada de Sustentabilidade, mas vai muito além da eficiência de custos. Todo tripulante de cabine é um verdadeiro agente de segurança a bordo. E o manual digital no celular dá mais autonomia para esse profissional realizar esse trabalho com mais agilidade”, afirma a gerente.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA LATAM ACONTECE DESDE 2017

Como aponta Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil, somadas todas as iniciativas de digitalização da operação no Brasil, a companhia já deixou de imprimir mais de 17 toneladas de papel e de emitir até 825 toneladas de CO2 por ano.

“Isso acontece porque, desde 2017, temos trabalhado de forma estratégica junto à ANAC para promover uma redução significativa nas impressões de papel e emissões de CO2 na nossa operação. A digitalização dos manuais ao longo deste tempo confere mais eficiência, agilidade, segurança e sustentabilidade aos nossos processos e atividades”, descreve Meneses.

Em julho de 2017, a LATAM eliminou os primeiros manuais impressos de pilotos em todas as suas aeronaves no Brasil. Desta forma, os tripulantes técnicos passaram a acessar o documento diretamente nos iPads instalados pela empresa nas cabines de comando dos aviões.

Em setembro de 2022, a LATAM também eliminou registros impressos de todos os seus processos de manutenção de aviões e componentes aeronáuticos no Brasil. Desta forma, os mecânicos da companhia passaram a utilizar um sistema eletrônico para os registros de suas atividades, deixando de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano somente com este processo.

Informações da Assessoria de Imprensa da Latam

Sair da versão mobile