LATAM nega compra da Voepass, mas fala de apoio financeiro com otimização de slots

Na tarde desta quinta-feira, 14 de março, circularam informações de que a LATAM teria comprado a Voepass (antiga Passaredo), e expandido o acordo de compartilhamento de voos entre as duas companhias aéreas.

No entanto, a informação não foi confirmada por nenhuma das fontes próximas à LATAM contatadas pelo AEROIN e nem pela própria empresa. A gigante latina revelou, no entanto, uma nova informação que pode ter causado confusão e subsequente desinformação por parte de um jornal não especializado, que tem um histórico de informações imprecisas sobre o setor.

Segundo a LATAM, em nota oficial, “não procedem as notícias sobre uma suposta compra da Voepass pela LATAM. As empresas, parceiras de codeshare, submeteram para análise prévia do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – uma operação de apoio financeiro da LATAM para a Voepass, com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro. Uma eventual futura participação minoritária da LATAM na Voepass é apenas uma das opções de garantia para esta operação”.

No entanto, a companhia aérea não detalhou como o apoio financeiro à Voepass iria ajudar na otimização dos slots. No Diário Oficial da União (DOU) de hoje foi publicado um edital para convocação do CADE sobre as duas empresas, citando “aquisição de ações sem aquisição de controle”.

É de conhecimento público a quantidade de atrasos enfrentados pela aérea regional, que opera com uma frota exclusiva de aeronaves ATR 72. Estes problemas são históricos e também envolvem a situação da compra da MAP Linhas Aéreas, além de outros problemas organizacionais que levaram ao cancelamento de rotas que haviam sido criadas em parceria com a LATAM:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias