Início Empresas Aéreas

LATAM quer permuta por slots da Voepass no Aeroporto de Congonhas

Detalhes do possível aporte da LATAM na companhia aérea regional Voepass foram revelados e apontam um foco nos slots.

Como o AEROIN revelou em primeira mão, a companhia latina quer fazer um apoio financeiro para otimização de slots da Voepass em Congonhas.

Apesar de informações mais detalhadas não terem sido divulgadas inicialmente, o jornal O Globo obteve acesso ao documento submetido ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pelas empresas aéreas.

Segundo consta, a LATAM irá comprar títulos de dívida (debêntures), permitindo converter este investimento em até 30% das ações totais da Voepass. Em contrapartida, a Voepass cederia 10 pares de slots em horário de maior pico, onde ela utiliza as aeronaves turboélice ATR 72 com capacidade para 68 passageiros.

A LATAM então usaria estes 10 slots com seus jatos Airbus A319 e A320, que levam entre 144 e 189 passageiros, permitindo maior oferta de assentos nos horários mais disputados (início da manhã e final da tarde tradicionalmente). Por outro lado, a Voepass ficaria com 10 pares de slots da LATAM em horários menos disputados, como meio da manhã e meio da tarde.

Segundo as empresas afirmam ao órgão regulador, “o tráfego em horários de pico, nesse aeroporto, será aprimorado, gerando benefícios aos consumidores, principalmente aos passageiros corporativos, que voam com frequência por Congonhas e prezam pelos horários mais comerciais”.

Em nota a LATAM reafirmou que “As empresas, parceiras de codeshare, submeteram para análise prévia do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma operação de apoio financeiro da LATAM para a VOEPASS com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro. Uma eventual futura participação minoritária da LATAM na VOEPASS é apenas uma das opções de garantia para esta operação.

Sair da versão mobile