Latam recebe autorização para operar uma nova rota com destino à Venezuela

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela (INAC) concedeu autorização à Latam Airlines Colômbia para operar sete frequências semanais na rota Bogotá – Caracas – Bogotá. Segundo a autorização, a rota será operada por aeronaves Airbus A319 e A320, relatou a imprensa local.

Esta decisão significa que a Latam se une à Satena, Turpial e Láser Airlines, já autorizadas pelas autoridades aeronáuticas dos dois países para realizarem o transporte aéreo na rota. No momento, a Latam Colômbia ainda não definiu a data e os horários de partidas e chegadas, assim como não disponibilizou a comercialização de passagens.

No passado, em setembro de 2022, a Wingo também havia anunciado interesse em retomar operações entre a Colômbia e a Venezuela, saindo das cidades de Bogotá e Medellín a Caracas, além de mais uma rota entre a capital colombiana e Valência. Todavia, uma semana antes do voo inicial, a companhia aérea colombiana noticiou o adiamento temporário da operação a solicitação dos responsáveis do governo de Nicolás Maduro.

A retoma dos voos naquela rota representa uma importante iniciativa de normalização das relações diplomáticas existentes entre as duas nações.

Com a decisão venezuelana para autorizar a Latam a retomar as operações entre a Colômbia e a Venezuela, o governo colombiano espera o mesmo sinal por parte da Venezuela para as demais companhias aéreas colombianas que ainda estão aguardando a autorização, em especial a Avianca e Wingo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias