Leia na íntegra a carta de demissão que a Emirates enviou a comissários e pilotos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O momento é difícil para a aviação mundial e as empresas aéreas estão tendo que cortar custos na carne para sobreviver. Nessa semana, a Emirates demitiu massivamente pilotos e comissários. Leia a carta que os tripulantes receberam.

Avião Airbus A380 Emirates

Infelizmente, o mundo passa por uma crise sem precedentes e ninguém está imune, no entanto, quando uma empresa do porte e do reconhecimento a nível global da Emirates corta dessa forma, o mercado fica chocado.

A empresa não fala de números, mas o mercado contabiliza mais de 7.000 pessoas afetadas pela medida. Na terça-feira dessa semana, os primeiros funcionários foram chamados a uma reunião em Dubai e receberam a triste e fria carta que você lê abaixo.

Leia na íntegra

“Como você sabe, a COVID-19 teve um impacto severo em todos os setores da economia global, o nosso. Todos os negócios tiveram que re-examinar seus processos e recursos para ajustar seus recursos operacionais e de suporte para os próximos meses.

Seguindo uma revisão das necessidades de recursos em todas as áreas e, em linha com nossas operações de negócios, eu lamento informar que sua posição foi considerada redundante

Isso significa que seu emprego com a companhia cessará por motivo de redundância, com prazo iniciando em 15 de junho de 2020.

Aviso prévio

Seu período de aviso prévio é de 90 dias corridos. Como parte desse processo você será notificado por seu gerente imediato se você precisará trabalhar total ou parcialmente durante o aviso prévio. Você receberá seu salário básico e as verbas fixas aplicáveis ao seu nível e posição até seu último dia de serviço (LDS). Seu último dia de serviço será 13 de setembro de 2020.

Não existe direito de apelar contra essa decisão de redundância.

Patrocínio e Visto

O patrocínio da empresa e o visto de residente será normalmente cancelado após seu último dia de serviço. Seguido do cancelamento do visto, existe um período de graça de 29 dias durante os quais você pode permanecer no país, sujeito a qualquer mudança nas leis de imigração dos Emirados Árabes Unidos.

Se você não conseguir se repatriar devido às restrições de viagem, seu visto será estendido além do prazo padrão.

Durante o período estendido, que será revisto regularmente, você poderá permanecer na acomodação provida pela companhia ou continuará a receber sua verba de acomodação mensal. Pelo mesmo período estendido, um pagamento discricionário equivalente a 25% do seu salário básico contratual será feito a você enquanto estiver nos Emirados Árabes Unidos. Nenhuma outra verba será paga.

Esse pagamento discricionário cessará no momento do cancelamento do visto”.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias