Leonardo apresenta pela primeira vez no Brasil o helicóptero monomotor AW09

AW169

A Leonardo estará presente na edição de 2023 da LABACE (Conferência e Exposição Anual de Aviação Executiva da América Latina), a principal exposição de transporte aéreo executivo da América Latina, que acontece em São Paulo entre os dias 8 e 10 de agosto.

O evento permitirá que a fabricante Italiana apresente os seus planos futuros para o mercado regional de helicópteros civis, com foco no transporte de passageiros VIP/executivos e VVIP. Na edição deste ano, a empresa trará novidades na oferta de produtos da marca Agusta e será também a estreia pública do helicóptero monomotor de última geração AW09 na LABACE.

Com uma frota global de mais de 4500 helicópteros, dos quais 900 estão dedicados à realização de uma variedade de missões de transporte de passageiros, incluindo transporte privado, transporte corporativo, fretamento, serviços regulares e transporte VIP/Governamental.

Na América Latina são mais de 400 helicópteros de diversos tipos e para diversas aplicações, metade destes são utilizados para transporte VIP/Corporativo, o que representa cerca de 25% da frota VIP global de Leonardo.

AW09

A empresa se manteve líder no mercado mundial de helicópteros VIP multimotor na última década, com uma participação de 45% no mercado, e é referência no Brasil neste setor, alavancada pelos principais diferenciais onde se destaca o padrão de excelência: velocidade e desempenho geral de primeira classe, altos níveis de personalização, excelente conforto de cabine, a mais atualizada tecnologia de navegação e missão, certificação e padrões de segurança mais recentes, além do estilo italiano refinado.

Modelo AW169 em exibição na Labace (foto acima) – Os helicópteros VIP da Leonardo também apresentam uma variedade de tecnologias de suporte à segurança, conforto, navegação, eficácia de missão, suporte e treinamento. Um helicóptero intermediário leve AW169 estará em exibição estática na LABACE como um exemplo claro destas tecnologias.

Como o único helicóptero de última geração em sua categoria em mais de 30 anos, o AW169 apresenta inovações que normalmente não estão disponíveis em modelos multimotores leves, com benefícios para transporte de passageiros. Incluindo um recurso exclusivo do modo APU (Auxiliary Power Unit), que permite que sistemas essenciais como ar-condicionado, aquecimento e rádio funcionem aproveitando a energia gerada por um dos dois motores enquanto estiver no solo.

Estreia do AW09 no Brasil – Além disso, a Leonardo também exibirá uma maquete em tamanho real do modelo monomotor de última geração AW09. Essa será a estreia do modelo na LABACE, a sua primeira aparição no Brasil aconteceu no início de junho, quando a Gualter Helicopters (Aero Service Representação) foi nomeada distribuidora da Leonardo para o AW09 no país.

Em março, já haviam sido assinados contratos preliminares de venda de 20 unidades. Adquirido há três anos pela Leonardo, o AW09 complementa perfeitamente a gama de produtos da Leonardo no segmento Long Light Single, apresentando uma aeronave de design totalmente nova para sustentar um posicionamento competitivo de longo prazo nesta categoria de peso. Os testes do programa estão em andamento.

Centro Brasileiro de Atendimento e Logística em Itapevi – Nos últimos anos, o crescimento contínuo da Leonardo na região, junto com a introdução de novos modelos para todas as aplicações (VIP/corporativo, serviços públicos, suporte de energia/transporte offshore) exigiu esforços adicionais para atender à crescente demanda.

Em julho de 2021 a Leonardo reforçou sua capacidade de atendimento, suporte e prontidão operacional com a abertura de seu Centro Brasileiro de Atendimento e Logística em Itapevi, a 30 km de São Paulo.

Este passo é uma prova do forte compromisso que a empresa tem com a região e do investimento realizado na ampliação do suporte e da proximidade com seus operadores. Situado em uma área de 80.000 metros quadrados, sendo 6.000 metros quadrados de edificações e infraestrutura, o centro oferece atendimento diferenciado, com recursos e infraestrutura inovadores.

Desde o primeiro período de operação o número de clientes atendidos com serviços de manutenção aumentou em mais de 50%. O novo local pode hospedar até 20 helicópteros para serviços de suporte que atendem ao ciclo de vida completo do equipamento: entregas aos clientes, remontagem, inspeções pré-compra de helicópteros usados, modificações em serviço e até pintura e acabamento interior.

A capacidade de atendimento do Centro pode ser ampliada em até 50% em relação ao antigo espaço dedicado. A instalação foi construída em uma ampla área que pode acomodar futuras expansões, seja mais espaço para serviços de manutenção de fuselagens e componentes, ou possivelmente, um centro de treinamento.

Informações da Leonardo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até