Levando um bebê, ocorreu o 1º atendimento com o novo avião Cessna 210 do Serviço Aeromédico de Alagoas

Imagem: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas informou na quinta-feira, 21 de dezembro, que a nova aeronave do Serviço Aeromédico – formado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – realizou seu primeiro atendimento.

O paciente assistido foi um bebê, de quatro meses, que estava internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, no Estado de Pernambuco, e foi levado para o Hospital da Criança, em Maceió, capital de Alagoas.

A aeronave foi entregue oficialmente pelo governador Paulo Dantas na quarta-feira, 20 de dezembro, durante a inauguração do Aeroporto da cidade de Marechal Deodoro. Antes disso, os socorristas do CBM/AL e do Samu passaram por várias etapas de treinamentos rigorosos e estão aptos para atender a população nas urgências e emergências.

“A transferência do bebê de Recife para Maceió é a prova fundamental de que nossos médicos alagoanos estão aptos a fazerem o tratamento eficaz e os profissionais do Serviço Aeromédico, agora com um avião, contam com um reforço para salvar vidas. É a prova de que o Estado está avançando na prestação dos serviços de urgência e emergência aos alagoanos”, destacou o coordenador médico do Samu, Adriano Belo.

O avião que passou a integrar a estrutura do Serviço Aeromédico, de matrícula PR-EPH, é um monomotor Cessna 210N. Segundo o governo alagoano, a aeronave atinge velocidade de 278 km/h, com autonomia de 4 horas e alcance de 1.100 quilômetros.

“Salvar vidas é o maior desafio dos profissionais, tanto do Samu como também do Corpo de Bombeiros Militar. Agora, contando com um avião, temos certeza de que mais alagoanos serão salvos e isso é o que faz a diferença no serviço de atendimento das urgências e emergências. Vamos criar serviços para que a população seja melhor assistida”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias