Liberado o documentário sobre a formação dos Pilotos de Caça do Brasil; veja como assistir

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, é a sede de uma das principais unidades de formação de pilotos de caça do mundo.

Nela, todos os anos, um seleto grupo de Aspirantes recém-formados pela Academia da Força Aérea (AFA), essa em Pirassununga (SP), passa por um treinamento complexo que os preparam para guarnecer os esquadrões de caça situados em vários pontos do território brasileiro.

​Em “Joker – Escola de Pilotos de Caça”, um documentário de 60 minutos de duração, o espectador mergulha no universo da exigente e intensa rotina do 2º/5º Grupo de Aviação (GAV) “Esquadrão Joker”, da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhando desde as aulas, briefings e simuladores até o voo a bordo dos aviões de caça Embraer A-29 Super Tucano.

O documentário, uma realização da Hunter Press com patrocínio da Collins Aerospace, Dakila, Embraer, Goodyear, MBDA e Saab, e apoio da Força Aérea Brasileira, Brazil Box, Chile Coins e Esquadrões de Combate, estreou abertamente na internet neste sábado, 29 de janeiro.

Você pode assisti-lo por completo no player a seguir:

O Joker

O 2º/5º GAV “Esquadrão Joker” é o primeiro passo na carreira dos aviadores militares que vão cumprir as missões de Defesa Aérea, Ataque e Reconhecimento Tático nos esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A origem do Joker remonta ao ano de 1953, quando foi criado para fazer a formação dos pilotos de caça da FAB com os lendários caças Republic P-47D Thunderbolt, utilizados pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial.

​Ao longo das décadas, a unidade passou por algumas transformações no tipo de missão desempenhada e nos modelos de aeronaves utilizadas. Mas a formação de pilotos de caça é, sem dúvidas, a atividade que mais predominou ao longo de quase 70 anos de história.​

Desde 2004 o Esquadrão opera com o Embraer A-29 Super Tucano, um caça moderno e cujas características e tecnologia proporcionam o treinamento ideal para os pilotos que irão guarnecer a atual frota de caças da FAB e, em breve, o caça supersônico de última geração Saab F-39E/F Gripen.

O Super Tucano

O Embraer A-29 Super Tucano foi desenvolvido no início dos anos 2000 para ser uma plataforma de combate cumprindo as missões de apoio aéreo aproximado, policiamento do espaço aéreo, ataque e escolta. Além disso, conta com recursos que permitem a ampla formação e treinamento de pilotos de caça.

​Com capacidade para transportar até 1.550 kg de carga bélica em cinco pontos sob as asas e na fuselagem, o Super Tucano também dispõe de duas metralhadoras de calibre .50 polegadas.

​O cockpit é digital, com telas multifuncionais e coloridas compatíveis com a operação de óculos de visão noturna; head-up display; datalink; comunicação criptografada entre outras qualidades.

​A Força Aérea Brasileira emprega em torno de uma centena de aviões Super Tucano, em quatro esquadrões de caça, incluindo o 2º/5º GAV “Esquadrão Joker”. Além do Brasil, a aeronave é operadora por outros 15 países, incluindo os EUA, a maior potência militar do mundo.

Com informações da Hunter Press

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias