Início Aviação Militar

Londres acelera projeto de caça de 6ª geração injetando mais centenas de milhões de libras

Imagem: BAE

No âmbito do Global Combat Air Program (GCAP) – uma colaboração trilateral com o Japão e a Itália para desenvolver a próxima geração de aeronaves de combate – o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) concedeu o principal contrato à BAE Systems, em nome das empresas de defesa britânicas Leonardo UK, MBDA UK e Rolls-Royce, para avançar no projeto e desenvolvimento do Tempest, que é o nome britânico para a aeronave que está sendo desenvolvida sob o GCAP.

Um investimento de £ 656 milhões (aproximadamente US$ 814 milhões) impulsionará o programa de caças de sexta geração da GCAP para a próxima fase, com foco no amadurecimento tecnológico, informou o site argentino Aviacionline.

Embora nenhum detalhe tenha sido fornecido sobre o escopo do contrato, é provável que eles acelerem e amadureçam novas tecnologias disruptivas, como as desenvolvidas no programa JAGUAR (Universal Radio Frequency Sensor Technology), bem como inteligência artificial, e realidade virtual e aumentada. 

Interfaces Homem-Máquina para associação com drones tipo Loyal Wingam, motorização de sexta geração, etc. Esses elementos essenciais ajudarão a definir, com o Japão e a Itália, os requisitos finais para a plataforma aérea de combate que entrará em serviço em 2035.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, declarou: “A próxima parcela de financiamento para o futuro avião de combate ajudará a fundir as tecnologias e experiências combinadas que temos com nossos parceiros internacionais – tanto na Europa quanto no Pacífico – para entregar este avião de combate líder mundial até 2035, protegendo nossos céus para décadas que virão. Este investimento faz parte dos mais de 2 bilhões de libras que o governo britânico destinará ao projeto até maio de 2025, anunciado no Documento do Comando de Defesa de 2021″.

A futura aeronave de sexta geração foi projetada para ser um inovador caça furtivo com capacidade supersônica e equipado com tecnologias de ponta, incluindo recursos de detecção e proteção de última geração. Isso tornará a aeronave um dos caças mais avançados, interoperáveis, adaptáveis ​​e conectados em serviço no mundo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile