Início Empresas Aéreas

Lufthansa alerta que não irá tolerar mais atrasos para comprar a italiana ITA

A Lufthansa tem feito pressão para que a Comissão Europeia aprove, assim que possível, a compra da companhia aérea italiana ITA Airways.

A empresa italiana que renasceu a partir do que sobrou da falida Alitalia, já foi criada pelo governo de Roma com o intuito de ser privatizada. Desde então, surgiram vários rumores que a Air France-KLM ou a British Airways-Iberia estariam interessadas na empresa, mas de fato apenas a Lufthansa fez uma proposta formal.

Esta proposta está sendo analisada pela Comissão Europeia, órgão regulador da União Europeia já que se trata de uma empresa da Alemanha comprando uma da Itália, ambos países membros do bloco.

A preocupação do bloco europeu é que a compra da ITA pela Lufthansa gere menos competição no mercado aéreo, favorecendo oligopólio ou monopólio de rotas e aumentando o preço médio da passagem aérea.

Mas a demora tem irritado a Lufthansa, já que a própria privatização da ITA, assim como da TAP, sofreu vários atrasos para ser iniciada e as condições de mercado são dinâmicas, podendo tornar o negócio não tão interessante a depender da época.

Nós esperamos que a Comissão decida no tempo certo, e logo de maneira rápida. Isto devea contecer para promovermos mais claridade do processo”, afirma Adolfo Urso,Ministro para o Desenvolvimento Econômico da Itália, segundo reporta a Nasdaq.

O acordo hoje é para que a Lufthansa tenha 41% da ITA por €325 milhões de euros, com possibilidade de no futuro a aérea alemã ter 100% da empresa italiana.

Sair da versão mobile