Início Empresas Aéreas

Lufthansa publica a primeira foto do seu tão esperado Boeing 787-9 já pintado

A Lufthansa compartilhou na quinta-feira (19), uma foto de seu primeiro Boeing 787-9 já completamente pintado. O jato recebeu a matrícula D-ABPA (msn 62730) e ainda terá toda uma bateria de testes pela frente, antes de ser entregue para a empresa aérea alemã no final deste ano, caso a Boeing receba até lá a aprovação para retomar as entregas do Dreamliner.

A expectativa original era receber o exemplar no ano passado, a tempo de ser empregado na alta temporada de inverno em voos ao Canadá, mas as dificuldades da fabricante com o modelo obrigaram à mudança nos planos.

O 787 na Lufthansa

A história do Boeing 787 na Lufthansa começou em março de 2019, quando o conselho supervisor do Grupo Lufthansa aprovou a compra de 20 novos aviões do modelo 787-9, juntamente a outros também 20 jatos Airbus A350-900, com entregas previstas entre o fim de 2022 e 2027. O objetivo seria a substituição dos aviões de longo alcance dotados de quatro motores, já que essa nova geração de bimotores é altamente econômica.

As 20 encomendas do Dreamliner, além de outras 20 opções de compra, são destinadas a várias companhias do Grupo, porém, ao menos algumas unidades já foram confirmadas pela empresa como indo especificamente para a frota da Lufthansa.

Depois, em maio deste ano 2021, aproveitando-se dos preços reduzidos no mercado de compra e venda de aviões comerciais, a empresa alemã informou que adquiriu mais cinco jatos Boeing 787-9 Dreamliner que nunca haviam sido usados, embora já tinham sido produzidos há algum tempo e estocados por conta da crise aérea. Mais uma vez, no mesmo momento, também encomendou número igual dos Airbus A350-900.

Por fim, no começo do mês de maio, a empresa aumentou o pedido junto à Boeing em mais sete unidades, elevando a encomenda total para 32 jatos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.