Lufthansa Technik lançará novo procedimento de sanitização de tanques de combustível de aeronaves

Imagem: Divulgação Lufthansa Technik

A Lufthansa Technik informa que lançará, na Conferência e Exposição Europeia de Aviação de Negócios (EBACE) deste ano, em Genebra, Suíça, um novo procedimento de sanitização de tanques de combustível, uma solução completa e sem produtos químicos para a gestão da saúde dos tanques de combustível de aeronaves, especialmente aqueles de jatos executivos maiores.

A tecnologia desenvolvida pela própria equipe da Lufthansa Technik é certificada para aviação e oferece uma solução de sanitização de tanques muito superior aos procedimentos de limpeza padrão descritos na maioria dos atuais manuais de manutenção de aeronaves (AMMs).

Especialmente para operadores de jatos VIP e executivos maiores com longos períodos de inatividade em regiões quentes e úmidas, o acúmulo de contaminação microbiana em tanques de combustível estruturais pode representar uma grande preocupação em relação à saúde dos componentes do sistema de combustível e à integridade estrutural dos tanques.

Os problemas geralmente são atribuídos à formação e agregação do chamado biofilme dentro dos tanques, que pode levar ao entupimento dos filtros de combustível e à corrosão. Os métodos atuais de ponta mostraram remover esse biofilme pegajoso apenas temporariamente e parcialmente, podendo envolver o uso de biocidas químicos prejudiciais ao meio ambiente.

A tecnologia de sanitização de tanques de combustível da Lufthansa Technik, em contraste, aborda efetivamente o ciclo de contaminação recorrente do biofilme, proporcionando uma solução de remoção duradoura, que é certificada para aviação através das aprovações da Organização de Design Part 21J da empresa e atualmente está com patente pendente.

O novo procedimento pode ser aplicado durante a manutenção regular da aeronave e funciona com uma combinação de limpeza a vapor e sucção a vácuo que remove de forma confiável o biofilme, mesmo em espaços geometricamente desafiadores, como juntas de rebites.

O que torna a solução verdadeiramente abrangente são os exames microbianos pós-tratamento incluídos em várias áreas críticas do sistema de combustível. Medindo níveis de contaminação microbiana significativamente mais baixos do que os exigidos nos AMMs, os especialistas forenses de combustível nos Laboratórios Centrais da Lufthansa Technik em Hamburgo demonstraram a eficácia do procedimento.

“Vários milhares de componentes de filtro já passaram pela nossa unidade forense de combustível. Portanto, acumulamos uma expertise abrangente e um grande banco de dados de contaminantes que podem surgir no combustível de aviação e em seus tanques hoje. Em outras palavras: sabemos exatamente o que testar”, disse Dr. Christian Siry, Chefe da Unidade de Tecnologias de Materiais Centrais da Lufthansa Technik.

“A completa ausência de micróbios documentada em todas as áreas tratadas pelo nosso novo procedimento de sanitização nos convenceu de que encontramos uma solução verdadeiramente eficaz para quebrar o ciclo vicioso da contaminação dos tanques de combustível. Além disso, esperamos que isso possa finalmente mostrar um caminho potencial para eliminar os tratamentos com biocidas ambientalmente desafiadores ainda exigidos nos AMMs hoje. Portanto, estamos ansiosos para iniciar discussões frutíferas com a indústria para avançar nossa solução”, Finalizou Siry.

Informações da Lufthansa Technik

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias