Início Aviação Militar

Lula vê Angola adquirindo jatos Embraer KC-390 e turboélices Super Tucano

Imagem: Embraer

Um novo cliente para o cargueiro militar Embraer KC-390 pode surgir no horizonte e no outro lado do Atlântico. Angola tem hoje uma Força Aérea com bastantes aviões de origem soviética, como o caça Sukhoi Su-30 Flanker, o Antonov An-72 e Ilyushin IL-76, principal cargueiro em operação no país.

Além destes, o país tem 12 turboélices Embraer Super Tucano de ataque leve e 6 Tucano de treinamento. Mas uma renovação de frota pode estar por vir, com apoio do Brasil, segundo o Presidente Lula informou.

Em entrevista à APEX Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Lula avaliou que “Angola tem condições de tornar-se um polo de defesa na África, com a aquisição de aeronaves, e a revitalização da frota de Tucanos e Super Tucanos, com transferência de tecnologia para o país. A Força Aérea Angolana também tem interesse em comprar quatro aviões KC-390, da Embraer”.

O KC-390 é o maior avião já feito no Hemisfério Sul e hoje tem encomendas da Holanda, Portugal e Hungria, além do próprio Brasil, que estreou o modelo. Mas nenhum país da África indicou até agora que estaria interessado no modelo, podendo Angola ser o primeiro operador do continente.

Sair da versão mobile