Início Aeroportos

Luxo no céu: hotel Fasano em Punta del Este tem aeródromo próprio para impulsionar o turismo VIP

Foto: Divulgação

Punta del Este conta com outro aeródromo, além do conhecido Aeroporto Internacional Capitão de Corveta Carlos A Curbello “Laguna del Sauce” e do Aeródromo Departamental “El Jaguel”. Desde o final de 2021 também existe o exclusivo Hotel Fasano Las Piedras, que tem sua pista privativa.

Desde sua inauguração em 2010, o Fasano Las Piedras consolidou sua reputação como um dos principais hotéis premium do leste uruguaio e do turismo sul-americano. Seus principais hóspedes vêm de países vizinhos como Argentina e Brasil, embora também receba visitantes dos Estados Unidos. O hotel tornou-se um destino muito procurado por quem busca um turismo VIP e uma experiência única de primeira classe na orla de Punta del Este.

Como detalha o Aviacionline, a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (DINACIA) viabilizou a pista do Hotel Fasano Las Piedras em 2020, que posteriormente teve alguns contratempos devido a dúvidas e conjecturas de funcionários da Frente Ampla, exigindo documentação da DINACIA e do Ministério da Agricultura, devido a alegadas irregularidades na localização da pista, logo remediadas.

A primeira operação aérea ocorreu em 25 de dezembro de 2021, quando um Embraer Phenom 300, matrícula PR-DHP, pousou em suas instalações procedente do Brasil.

O aeródromo do hotel está localizado em uma propriedade de 480 hectares e é complementada por outras facilidades como campo de golfe de 18 buracos, campo de polo, centro hípico e diversas estruturas de serviços e conveniências. Este aeródromo tem capacidade não só para receber aeronaves de pequeno e médio porte, como também helicópteros de diversos portes.

A operação do aeródromo está a cargo da empresa concessionária do Aeroporto de Laguna del Sauce. Com orientação 23/05, a pista tem 1.260 metros (4.133 pés) e 18 metros de largura. Em segundo lugar, vale esclarecer que apenas estão autorizadas as operações de voo visual diurno (VFR), além de contar com um heliporto ao norte da pista.

Este aeródromo está localizado dentro da ATZ SUPE (2,3 NM ao norte do aeródromo “El Jagüel”), corresponde ao espaço aéreo classe G, estando a apenas 9,1 NM do VOR LDS correspondente ao aeroporto internacional de Punta del Este.

Na temporada de verão, o espaço aéreo ao redor do “Fasano Las Piedras” fica congestionado devido à atividade aeronáutica do Aeroporto de Punta del Este, do Aeródromo Departamental “El Jaguel”, dos voos planados do Clube de Planeadores da cidade de San Carlos e a prática de paraquedismo na área de La Barra del Maldonado, indicam fontes do Volemos.UY.

Da mesma forma, para a apresentação do plano de voo, as consultas sobre meteorologia, autorizações e operações de voo, são regidas e controladas pela TWR SULS  na frequência 118.7.

Sem dúvida, é uma grande aposta, já que empreendimentos como o Hotel Fasano Las Piedras, contribuem para desenvolver o turismo VIP, em um país tão peculiar como o Uruguai, onde sua fraca aviação executiva se limita a receber operadores e aeronaves principalmente do Brasil, Argentina e Chile. 

Historicamente, no país de Artigas, privilegiou-se o uso do ônibus, deixando de lado as vantagens do transporte aéreo não regular e regular, justificando a falta de investimento em transporte e infraestrutura, com a desculpa de que as distâncias entre os destinos são curtas.

Deve-se destacar que este hotel premium é o primeiro em Punta del Este a ter uma pista privada, mas não o primeiro no Uruguai. O complexo termal “Altos del Arapey”, localizado no departamento de Salto, no noroeste do país, também possui uma pista privada.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile