Luxuoso avião do time da NBA Houston Rockets é estreado; antes ele voou no Brasil

A iAero Airways anunciou que concluiu o rigoroso processo da FAA para adicionar Boeing 767-300ER (matrícula N625HR) à sua frota. A aeronave é especial, pois está configurada exclusivamente para transportar os grandalhões do time de basquete Houston Rockets.

Seguindo as diretrizes da FAA e concluindo os voos de comprovação necessários, a agência reguladora dos EUA concedeu o direito à iAero para iniciar as operações de receita com o novo tipo de aeronave. Tal novidade também

Com isso, o primeiro voo do jato de luxo com o time do Houston Rockets aconteceu na semana passada.

A inclusão do modelo no certificado de operações da companhia aérea abre um leque de opções. Segundo ela, há um bom mercado de voos fretados em aeronaves do porte de um Boeing 767 com configuração VIP. No entanto, a empresa ainda não falou se vai adquirir mais aeronaves como essa ou se engajará em novas parcerias, como esta com o time da NBA.

“A adição deste Boeing 767 VIP do Houston Rockets à nossa frota inicia um novo e emocionante capítulo na iAero Airways”, disse Robert Caputo, CEO do iAero Group. “Isso marca não apenas nossa expansão para aeronaves de fuselagem larga, mas também nossa expansão para esportes profissionais – uma prova da capacidade da equipe da iAero Airways e seus padrões excepcionais de segurança e serviço”, acrescentou.

Avião voou no Brasil

Essa aeronave tem uma história interessante e uma ligação com o Brasil, pois voou por algum tempo na frota da OceanAir. De fato, ele foi o segundo 767 da OceanAir, chegando em território nacional em novembro de 2007, após uma passagem de 15 anos pela United Airlines (1992 a 2007).

Foi adquirido pelo grupo Synergy Aeroespace, de Germán Efromovich, e alocado para a empresa brasileira, onde ficou até fevereiro de 2009 com a matrícula PR-ONB. Após sua saída da frota, o Synergy repassou o jato à Avianca Colômbia, outra empresa do grupo, e ali esteve até 2013.

Depois disso, a história da aeronave tem uma reviravolta curiosa. Após uma passagem de seis anos, de 2013 a 2019, pela tailandesa Asia Atlantic Airlines, o jato foi adquirido pelo time de basquete do Houston Rockets para transporte exclusivo dos jogadores e comissão técnica. O jato foi então armazenado e ficou no deserto por muitos meses até ser incorporado pela iAero em nome do time de basquete.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias