Maior avião bimotor do mundo, Boeing 777 completa 30 anos do seu primeiro voo

Divulgação – Boeing

O maior avião bimotor do mundo celebrou hoje uma data histórica: o seu aniversário de 30 anos da primeira decolagem. Isso porque o Boeing 777 decolou pela primeira vez em 12 de junho de 1994 a partir da fábrica da Boeing em Everett, ao norte de Seattle, no estado americano de Washington.

Este jato foi o primeiro do mundo a ser completamente projetado em computador, utilizando o software CATIA, e se destacava pelo seu alcance, desempenho e tamanho já pela versão de entrada, o 777-200. Mais tarde, ganhou mais notoriedade, com a versão 777-300ER se tornando o maior bimotor em operação no mundo, posição que só será substituída pelo seu sucessor, o 777-9X, que está em certificação.

A estreia do modelo no Brasil se deu com a United Airlines em 3 de março de 1996, quando um 777-200 pousou em Guarulhos, num tour de apresentação global do modelo. A empresa também foi a primeira a iniciar os voos regulares do modelo ao país, com voos saindo dos EUA.

As companhias aéreas nacionais que operaram o modelo, foram apenas duas: a Varig, com o 777-200, e a TAM, com o 777-300ER, que ainda hoje voa como parte da LATAM Brasil. Além destas, várias outras empresas estrangeiras voam regularmente ao país com o modelo, tanto na configuração de carga quanto na de passageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias