Início Empresas Aéreas

Maior companhia aérea de passageiros do mundo freta Antonov para fazer voo doméstico

A presença do maior avião de carga do mundo da atualidade é requerida em casos extremos e a American Airlines resolveu contratá-lo para um voo num trecho doméstico. Apesar de ser a maior empresa aérea do mundo de passageiros, a American alugou o gigante jato para um voo de carga.

Foto por Arsgera – DepositPhotos

Operado pela sua própria fabricante, a Antonov, o An-124 Ruslan tomou o posto de maior avião cargueiro do mundo em atividade após a destruição do seu “irmão” mais novo, o An-225 Mriya, durante a invasão da Ucrânia.

A aeronave An-124 pode levar até 150 toneladas de carga na sua grande fuselagem, que tem abertura pelo nariz dianteiro e guincho próprio. No entanto, toda essa capacidade acabou sendo usada num voo doméstico dos EUA para o transporte de um objeto “pequeno”, mas valioso.

Isso porque um Boeing 777 da American Airlines teve pane em um de seus motores Rolls-Royce Trent 800, que não conseguiu ser consertado no aeroporto de origem em Charlotte, na Carolina do Norte. A companhia então precisou arrumar outro motor para que o jato seguisse a sua programação, e a unidade mais próxima disponível estava no Aeroporto JFK, em Nova York.

De carreta, seriam 5 dias até uma empresa especializada conseguir buscar o motor e levar ele em segurança até a Carolina do Norte. Sem opções terrestres viáveis, a American decidiu optar pelo avião da Antonov, isso porque, de todas as empresas aéreas cargueiras dos EUA com um avião grande o suficiente para levar o motor, nenhuma estava com aeronave disponível.

Foi aí que surgiu a Antonov Airlines, que tem certificado de operador aéreo estrangeiro nos EUA, o que lhe permite fazer voos não regulares quando nenhuma empresa americana consegue atender a uma demanda. Segundo o American Journal of Transportation, mesmo com o deslocamento de um avião tão grande, o transporte rápido do motor economizou $125 mil dólares por cada voo que seria cancelado caso o Boeing 777 ficasse mais tempo parado.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile