Maior da Europa em passageiros, Ryanair transporta 181 milhões de pessoas no ano e bate recorde

Divulgação – Boeing

Ao longo do ano passado, a Ryanair experimentou um aumento significativo no tráfego. Em dezembro de 2023, 12,54 milhões de passageiros reservaram voos com a empresa, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 11,52 milhões de viajantes optaram pela Ryanair.

Ao longo de 2023, a Ryanair transportou mais de 181 milhões de passageiros, um recorde e um aumento em relação aos 160 milhões de 2022, reportou a empresa. No mês de dezembro, a companhia operou 72.500 voos, porém 900 deles foram cancelados devido aos conflitos em curso entre Israel e o Hamas.

A remoção dos voos da Ryanair por agências de viagens online, como Booking.com, Kiwi e Kayak, foi bem recebida pela empresa. A Ryanair sugeriu que essa medida poderia ser uma resposta à pressão de agências de proteção ao consumidor ou uma reação à recente decisão da Suprema Corte irlandesa sobre o raspador de tela Flightbox, que interrompeu a raspagem não autorizada dos dados da companhia aérea.

No entanto, a Ryanair acredita que essa ação pode afetar ligeiramente os fatores de ocupação nos próximos dois meses, reduzindo-os em cerca de 1% a 2%. A empresa planeja suavizar os rendimentos de curto prazo, incentivando os passageiros a reservar diretamente em seu site oficial, onde também alerta sobre possíveis golpes e taxas excessivas cobradas por agências de viagens online.

Desta forma, a Ryanair busca manter um controle direto sobre suas tarifas e garantir uma experiência mais transparente para seus clientes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias