Mais 171 futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea se formam na Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Imagem: Sargento Valentim / EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada em Barbacena (MG), informa que realizou, na última sexta-feira, 15 de dezembro, a cerimônia militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) dos alunos da Turma Hércules, que ingressaram em 2021.

A EPCAR tem como missão preparar seus alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP).

O evento foi presidido pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o Comandante-Geral do Pessoal parabenizou os alunos pela conquista e ressaltou que lembrassem do código de honra aprendido e absorvido em sua essência, o qual abrange os valores morais e éticos constituintes dos fundamentos da EPCAR.

“Parabéns aos formandos da Turma Hércules por galgarem mais esse degrau em suas vidas, concitando a todos para continuarem batalhando para alçar voos ainda mais altos”, enalteceu o Oficial-General.

Imagem: Sargento Domingos / EPCAR

O primeiro colocado da turma, aluno José Arthur Marques de Medeiros, que passou a condução do estandarte da EPCAR e a liderança do Corpo de Alunos ao aluno mais antigo do segundo esquadrão, aluno Pedro Renó Pintos, destacou o esforço e a dedicação para concluir com destaque essa primeira etapa em sua carreira militar.

“Foram três anos de muita luta e muito sacrifício. Sou muito agradecido por chegar até aqui e por todos que estiveram comigo nessa caminhada. Foi uma honra conviver nesse período com pessoas incríveis e poder seguir para a Academia da Força Aérea junto a elas”, ressaltou.

Emocionada, a senhora Lúcia Carla Olegário da Silva, que veio da cidade do Rio de Janeiro para aplaudir a conquista do filho, o aluno Nicson Alexandre Olegário dos Santos, afirmou que a resiliência foi o fator determinante para que esse momento chegasse.

“Uma emoção imensa porque só nós sabemos o que passamos para estarmos aqui nessa realização do sonho. É muito gratificante ver meu filho formando na melhor Escola Preparatória do país”, afirmou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega de distintivos aos formandos, pelos padrinhos e madrinhas, com o desfile da tropa em continência ao Comandante-Geral do Pessoal e o tradicional “fora de forma”, em que, pela última vez na condição de alunos da “Nascente do Poder Aéreo”, a turma Hércules entoou o seu grito de guerra.

Imagem: Sargento Valentim / EPCAR

Descerramento da Placa e Entrega de certificados

Ao entardecer do dia anterior (14/12), a Turma Hércules, que teve como patrono o Professor Doutor Fernando Victor de Lima e Costa e como paraninfo o Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, realizou o descerramento da placa e deixou seu nome registrado para sempre nos muros da EPCAR.

No mesmo dia à noite, o público presente assistiu à entrega de premiação aos alunos que se destacaram e à sonhada entrega de certificados de conclusão do CPCAR. A solenidade militar foi prestigiada por autoridades do Comando da Aeronáutica, militares e civis do efetivo da EPCAR, além das honrosas presenças dos familiares e amigos dos formandos.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, em suas palavras, disse que a EPCAR entrega à sociedade brasileira 171 jovens cidadãos que representam todos os valores cultivados na “Nascente do Poder Aéreo”.

“Façam jus à frase gravada na borda do emblema da Turma, voem com suas próprias asas, denotando a iniciativa e a destreza características do Piloto da Força Aérea Brasileira”, afirmou.

Finalizando o evento, em homenagem aos formandos e ao sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, o público presente foi presenteado por um emocionante sarau, quando alunos do CPCAR e professores narraram a história de vida de Alberto Santos Dumont de uma forma eclética e criativa, encantando todos os espectadores.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias