Mais 4,3 toneladas de donativos são lançadas sobre Pelotas, no Rio Grande do Sul, com avião C-105 pela FAB

Imagem: Divulgação FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje, 10 de junho, que mais de 30 toneladas de donativos já foram lançadas pela aeronave C-105 Amazonas, em regiões atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. Destas, cerca de 4,3 toneladas foram enviadas na última sexta-feira, 7 de junho à região de Pelotas (RS), no contexto da Operação Taquari 2.

Durante a cheia, o município foi um dos mais afetados no Rio Grande do Sul, em razão de estar às margens da Lagoa dos Patos, que recebe água de quase todas as bacias hidrográficas do Centro e do Norte gaúcho.

Desse modo, o alagamento na região resultou no bloqueio de todas as estradas que dão acesso à cidade, fazendo com que a população ilhada tivesse que receber mantimentos por via aérea, situação que perdura até o momento.

Diante desse cenário, para cumprir a missão de ressuprimento aéreo, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça foi acionado.

Imagem: Divulgação FAB
Imagem: Divulgação FAB
Imagem: Divulgação FAB

“Sabemos da importância de cumprir tal objetivo, especialmente neste momento delicado pelo qual passa o estado do Rio Grande do Sul, pois muitas regiões continuam alagadas e sem acesso por via terrestre. Nosso sentimento é de verdadeira realização por podermos ajudar de alguma forma neste momento e cumprir mais uma missão, a qualquer dia e a qualquer hora, onde o Brasil precisar”, afirmou o Comandante da aeronave, o Tenente Aviador Diogo Dâmaso Calixto Barros.

O material lançado foi preparado na Base Aérea de Canoas (BACO) pelo trabalho conjunto do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesse processo, foram colocados os equipamentos e os paraquedas sob as cargas montadas no método CDS (do inglês Container Delivery System). Além do trabalho de instalação, outros militares das Forças Armadas realizaram o recolhimento do material em solo, após o lançamento aéreo.

Imagem: Divulgação FAB

Informações da FAB

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias