Mais antigo Airbus A380 da Qantas foi devolvido aos céus após um longo tempo de armazenamento

O mais antigo Airbus A380 da Qantas está de volta às operações de voo depois de passar mais de um ano em armazenamento em Abu Dhabi. A aeronave, de registro VH-OQA, voou de volta para Sydney para retomar as operações da companhia aérea.

O avião estava armazenado em Abu Dhabi há mais de um ano antes de chegar a Sydney após mais de 13 horas de voo na sexta-feira, 5 de abril. Como estava voando sem passageiros, a aeronave fez um pouso curto na pista 16R no sábado, 6 de abril, às 13h35.

Apenas algumas horas depois, o VH-OQA retomou o serviço na frota da companhia aérea para operar o voo QF-11 de Sydney para Los Angeles.

A aeronave foi entregue à Qantas em setembro de 2008, vindo de Toulouse, via Singapura. Seu primeiro voo aconteceu no dia 25 de janeiro de 2008, saindo da fábrica da Airbus.

Em 4 de novembro de 2010, o avião sofreu uma falha não contida em um de seus quatro motores Rolls-Royce Trent 900 durante o voo QF32. A falha ocorreu sobre as Ilhas Riau, na Indonésia, quatro minutos após a decolagem do Aeroporto Changi, em Singapura.

Após quase duas horas avaliando a situação, os pilotos fizeram um pouso de emergência bem-sucedido em Changi. Tanto a Qantas quanto a Singapore Airlines, que utiliza o mesmo motor Rolls-Royce em suas aeronaves A380, suspenderam temporariamente suas frotas A380 após o incidente e realizaram inspeções adicionais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias