Início Aeroportos

Mais de 1,7 milhão de pessoas passaram pelos aeroportos da COA em Mato Grosso no 1º semestre de 2023

Aeroporto Marechal Rondon – Imagem: Rodrigo Santos / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A concessionária Centro-Oeste Airports (COA) informa que os aeroportos por ela administrados em Mato Grosso continuam a apresentar aumentos nos números de passageiros e de movimentação de aeronaves, seguindo o forte crescimento apresentado em 2022.

No primeiro semestre deste ano, mais de 1,7 milhão de pessoas passaram pelos empreendimentos, aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação de aeronaves também foi superior, com quase 25 mil decolagens ou pousos nos aeroportos – 12% a mais se comparado aos meses de janeiro a junho de 2022.

O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, foi o que registrou o maior aumento: mais de 178 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram por lá, aumento de 43% em relação ao primeiro semestre de 2022. Em relação às aeronaves, mais de 1.300 pousaram ou decolaram – incremento de 32%.

O Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon manteve os bons resultados no primeiro semestre de 2023, com quase 1,5 milhão de passageiros, entre embarques e desembarques – aumento de 9% em relação ao primeiro semestre de 2022. Já a movimentação de aeronaves no principal aeroporto do estado foi 11% maior, com quase 23 mil pousos e decolagens.

No Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, mais de 22 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal – aumento de 9%. Em relação ao movimento de aeronaves, o aumento foi de 3% – mais de 250 aeronaves.

Por fim, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, não registrou aumento na movimentação – os números se mantiveram no mesmo patamar do primeiro semestre de 2022: mais de 26 mil passageiros, entre embarques e desembarques, e aproximadamente 290 aeronaves pousando ou decolando.

“Tivemos um primeiro semestre bem interessante, reforçando a tendência de retomada da aviação comercial já vista em 2022. Essa melhora nos números se deve, também, às melhorias constantes que fazemos nos aeroportos. E a expectativa para o restante do ano é extremamente positiva, assim como para 2024, quando teremos os novos terminais nos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, e o terminal de Cuiabá totalmente modernizado. Será uma nova era para a aviação comercial de Mato Grosso”, disse Marco Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA).

Sair da versão mobile