Mais de 200 passageiros ficam 7 horas sem sair do avião após voo desviar para aeroporto doméstico

Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Passageiros do voo JQ-30, da australiana Jetstar, que viajavam de Bangkok para Melbourne, passaram por um perrengue na noite do último sábado, quando o Boeing 787 em que estavam desviou do destino final após uma suspeita de que um viajante estava tendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Diante da situação de emergência, a tripulação tomou medidas e solicitou um pouso no aeroporto de Alice Springs, a cerca de metade do caminho. O viajante que estava com suspeita de AVC foi desembarcado, mas o avião não pôde decolar novamente. Isso porque, durante as verificações de rotina pré-decolagem o computador acusou uma falha elétrica que significava que o avião teria que ser avaliado.

Como o Aeroporto de Alice Springs não é um aeroporto internacional, os mais de 200 passageiros não puderam sair do avião para esticar as pernas, e tiveram que esperar na pista por sete horas até que um segundo avião chegasse a seu resgate. Um vídeo gravado a bordo mostra a condição dos passageiros no interior da aeronave (abaixo).

Depois de embarcar no avião substituto, os passageiros finalmente chegaram em Melbourne, sete horas atrasados. Muitos deles relataram que, apesar de passarem por um momento difícil, a tripulação foi extremamente gentil e prestativa durante toda a situação.

A Jetstar afirmou que vai investigar a falha elétrica para determinar suas causas, e se desculpou com os passageiros pelo imprevisto. Os viajantes também receberam vouchers de US$ 50 como compensação por sua experiência, reportou o jornal australiano 7News.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias