Início Mercado

Mais de 50% dos voos são cancelados nesta sexta na França; todas aéreas são afetadas

Aeroporto Paris CDG Charles de Gaulle
Imagem: Citizen59 / CC BY 3.0, via Wikimedia

O sindicato francês de controladores de tráfego aéreo (SNCTA) anunciou uma greve de 24 horas das 6h do dia 16 de setembro às 6h do dia 17 de setembro, afetando todo o espaço aéreo daquele país, o que resultaria em atrasos ou cancelamentos em milhares de voos na Europa. A França é um dos maiores espaços aéreos da Europa, onde centenas de aeronaves viajam diariamente para aeroportos franceses ou entre países do Velho Continente.

Assim como em outros países europeus, os sindicatos buscam recompor sua remuneração após a pandemia devido ao aumento da inflação. A SNCTA afirmou que as autoridades não forneceram nenhuma oferta ou garantia concreta sobre os pedidos.

O sindicato informou que há uma crescente falta de funcionários em diversos setores, o que repercute em uma maior carga de trabalho, e a ausência de novas contratações em 2023 complica a situação, informa a matéria do site Aviacionline.

A Direction Générale de l’Aviation Civile (DGAC) pediu às companhias aéreas que sobrevoam ou operam na França que cancelem metade dos seus voos esta sexta-feira, 16 de setembro.

A Air France anunciou que 55% dos seus voos de curto e médio curso serão cancelados e 10% dos voos de longo curso. A companhia aérea disse que notificará os passageiros afetados individualmente.

A Ryanair pediu à União Europeia que tome medidas imediatas para proteger os sobrevoos no espaço aéreo francês, detalhando que foi forçada a cancelar 420 voos que passaram sobre a França, prejudicando mais de 80.000 passageiros. A aérea de baixo custo explicou que os voos domésticos franceses estão protegidos por leis de serviço mínimo, mas os sobrevoos não são abrangidos por essa medida. 

A União Europeia deve intervir e proteger os sobrevoos para que os passageiros que viajam entre Espanha, Itália, Irlanda, Alemanha, etc., não sejam afetados apenas porque estão sobrevoando a França enquanto os sindicatos franceses do ATC estão em greve”, comentou a empresa irlandesa.

A Easyjet também cancelou centenas de voos. “Como todas as companhias aéreas que operam de/para aeroportos franceses, a easyJet espera algumas interrupções em sua programação de voos e foi solicitada pela autoridade aeronáutica francesa para prosseguir com os cancelamentos”, afirmou em comunicado.

A Transavia anunciou 140 voos cancelados, enquanto a British Airways cancelará 22 e a Brussels Airlines outros doze voos. A Volotea é outra das empresas mais afetadas, cancelando 64% de suas operações na França.

Se as negociações continuarem estagnadas, a SNCTA ameaça outra greve de três dias entre 28 e 30 de setembro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile