Mais duas empresas aéreas colocam seus aviões a serviço da plataforma de turbulência da IATA

ISTAMBUL, IATA AGM – Em paralelo à 79ª Assembleia Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que acontece até esta terça-feira, 6 de junho, na Turquia, a Associação anunciou que mais duas empresas aéreas se juntaram à sua plataforma de reconhecimento de áreas de turbulência, a Turbulence Aware Platform.

A japonesa All Nippon Airwys (ANA) e a canadense WestJet são as novas integrantes da ferramenta, que foi lançada em 2018 para ajudar as companhias aéreas a mitigar o impacto da turbulência, uma das principais causas de lesões de passageiros e tripulantes e custos mais altos de combustível (devido a desvios de rota) a cada ano.

A plataforma reúne dados anônimos de turbulência de milhares de voos operados pelas companhias aéreas participantes. Com as informações precisas e em tempo real, permite que pilotos e despachantes de voo escolham rotas ideais, evitando turbulência e voando em níveis adequados para maximizar a eficiência de consumo de combustível e, assim, reduzir as emissões de CO2.

Segundo a IATA, espera-se que o desafio de gerenciar a turbulência cresça à medida que as mudanças climáticas continuem a impactar os padrões meteorológicos. Isso tem implicações tanto para a segurança quanto para a eficiência do voo.

“Dados precisos e oportunos permitem que as equipes melhorem a segurança, evitando turbulências. Quanto mais colaboradores tivermos, mais todos se beneficiam. A adição da ANA e da WestJet aumenta nossa cobertura, especialmente na Ásia-Pacífico e na América do Norte”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

Atualmente, 20 companhias aéreas participam da Turbulence Aware Platform da IATA, com mais de 1.900 aeronaves fornecendo dados diariamente. Em 2022, foram gerados 31 milhões de relatórios.

A ANA começará a fornecer dados de nove aeronaves a partir de 1º de julho de 2023, com o objetivo de aumentar para 125 aeronaves nos próximos três anos. A WestJet já está capturando dados de 24 aeronaves e expandirá isso para 60 aeronaves nos próximos três anos.

Para obter feedback adicional das companhias aéreas e interagir com fabricantes e outros provedores de soluções, a IATA está organizando um Turbulence Aware User Forum, que acontecerá no WestJet Campus em Calgary, no Canadá, de 19 a 20 de junho de 2023.

Todas as novidades e notícias da IATA AGM 2023, que ocorre de 4 a 6 de junho, em Istambul, podem ser consultadas neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias