Mais um avião E195-E2 novinho sai da Embraer e voa até o Uruguai para ser entregue à Azul Linhas Aéreas

Embraer 195-E2

Decolou de São José dos Campos (SP) para Montevidéu, no Uruguai, na manhã do sábado, 15 de junho, e de lá de volta para o Brasil, mais um avião novo para a frota da Azul Linhas Aéreas.

O jato Embraer E195-E2 é o registrado sob a matrícula PS-AEU, o 21º exemplar desse modelo a ser entregue à Azul. Os E-Jets E2 começaram a ser entregues à companhia em 2019. Depois de 5 unidades, houve uma pausa nas entregas, devido à pandemia, seguida de uma retomada no final de 2020, com entrega de mais 4 unidades, e uma nova parada ao longo de todo o ano de 2021 e quase todo o de 2022.

Então, de outubro a dezembro de 2022, foram mais 5 unidades, e outros 6 jatos entregues ao longo de 2023. Agora, este é o primeiro E195-E2 a sair da fábrica para a Azul em 2024.

Após ter partido às 10h40 do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, e voado até Montevidéu, o PS-AEU partiu para o retorno ao Brasil às 13h46 do sábado. O destino foi o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde a Azul realiza os procedimentos de nacionalização de seus aviões.

Imagem: RadarBox

A ida até Montevidéu tem fins tributários. O Uruguai, que já foi considerado um paraíso fiscal para vários tipos de transações, ainda conta com escritórios de empresas de leasing de aeronaves. De modo a oferecer uma transação com benefício fiscal, a Embraer primeiro exporta a aeronave para a empresa de leasing na praça onde tem um representante legal, e ela, por sua vez, a exporta para a Azul no Brasil. Dessa transação, resulta um benefício tributário que pode chegar à casa de vários milhões de reais por avião.

O PS-AEU recebeu o nome “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”, durante evento realizado em abril, na fábrica da Embraer, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo, além de John Rodgerson, CEO da Azul, e Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Na ocasião, a companhia aérea confirmou o recebimento de 13 novas aeronaves Embraer 195-E2 que passarão a compor sua frota, em investimento de mais de R$ 3 bilhões, com entregas previstas até o final do ano.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias