Mais uma aérea russa que voa com o exótico avião Ilyushin IL-76 foi sancionada pelos americanos

Imagem: United Aircraft Corporation

A Abakan Air, empresa russa especializada no transporte de carga, foi sancionada pelo Office of Foreign Assets Control (OFAC) dos Estados Unidos por “realizar entregas de armas em nome da base industrial de defesa da Rússia” e transportar “outros equipamentos militares russos”.

Segundo as autoridades americanas, a Abakan Air operou em diversos países da África Subsaariana em nome da empresa militar privada Wagner, anteriormente associada ao falecido Yevgeniy Prigozhin. A companhia aérea russa foi inclusa em uma nova rodada de sanções que visam mais de 300 entidades e indivíduos, anunciadas pelo governo dos EUA pouco antes do planejado encontro do G7.

Atualmente, a Abakan Air não enfrenta sanções em qualquer outra jurisdição. A companhia opera dois cargueiros Il-76TD, sendo que um deles está ativo realizando fretamentos a partir de Fujairah, nos Emirados Árabes, enquanto o outro está armazenado.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, a empresa aposentou dois outros Il-76TD, transferindo-os para a MAK.KG Airlines e para a Liz Aviation de Burkina Faso. A Abakan Air também opera helicópteros Mi-8 e Mi-26 Mil.

A companhia aérea pertence à empresa com sede em Moscou Avialeasing-Invest, que possui um capital integralizado de apenas RUB10.000 rublos (USD 113) e é de propriedade de Yulia Anatolyevna Ilyina, que não parece ter outros investimentos ou funções na indústria da aviação.

Nesta última rodada de sanções dos EUA, além da Abakan Air, o OFAC também designou o fabricante de veículos aéreos não tripulados Aero-HIT e seu parceiro comercial na China. Também foram aplicadas sanções à empresa sediada em Dubai ORG Logistics FZE, por fornecer bens proibidos à Rússia por via aérea, e ao setor financeiro russo, incluindo a Bolsa de Moscou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias