Início Regulamentação

Malásia recupera a Categoria 1 de segurança da aviação, concedida pelos Estados Unidos

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) restaurou a classificação de segurança aérea da Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM) para a Categoria 1.

Em 11 de novembro de 2019, a FAA havia emitido um aviso informando que o CAAM não atendia aos padrões de segurança da ICAO e recebeu uma classificação de Categoria 2 devido à deficiência em áreas como conhecimento técnico, treinamento de pessoal, manutenção de registros e procedimentos de inspeção.

Sob a classificação de Categoria 2, a FAA também não permitiu acordos recíprocos de compartilhamento de código entre as companhias aéreas dos EUA e qualquer companhia aérea com sede na Malásia.

Reagindo ao anúncio da FAA, o CEO da Batik Air Malaysia, Comandante Mushafiz Bin Mustafa Bakri, disse: “Um retorno à Categoria 1 é certamente uma boa notícia para as operadoras da Malásia, e isso permite que a Batik Air expanda nossos serviços para novos destinos e, mais importante, garanta as aprovações necessárias mais rapidamente. O retorno à Categoria 1 também significa que a FAA removerá quaisquer preocupações de segurança que possa ter e permitirá que a Malásia aumente seus esforços de turismo, já que os países estão suspendendo as restrições de viagem“. 

As empresas da Malásia passam, portanto, a contar com maior flexibilidade em suas operações aos Estados Unidos, estando livres de alguns pedidos de autorização especiais para voos, bem como podem pedir novas rotas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile