Início Aviação Militar

Marinha fala da operação do Esquadrão HS-1 com aeronave SH-16 no Porta-Aviões dos EUA no litoral do Brasil

Imagem: Divulgação Marinha do Brasil

Nesta semana, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Marinha do Brasil (MB), publicou mais um conteúdo referente às atividades que envolveram a passagem de um Porta-Aviões pelo litoral do Brasil no final do mês passado.

No dia 27 de maio, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), utilizando uma aeronave SH-16 “Seahawk”, operando a partir do Navio-Aeródromo Multi-propósito “Atlântico” (A140), realizou, em conjunto à Marinha norte-americana (US Navy) e uma de suas aeronaves MH-60S “Seahawk”, operando a partir do Porta-Aviões USS “George Washington”, um vertical replenishment (VERTREP) entre os navios, a cerca de 80 milhas náuticas da cidade de Rio Grande (RS).

O SH-16 e o MH-60S executaram o VERTREP de 15 toneladas de doações do navio norte-americano para o brasileiro, incluindo alimentos, ração para animais, água e materiais de higiene e limpeza. Ao término, o A140 retornou ao porto de Rio Grande e a MB prosseguiu com a entrega dos suprimentos aos necessitados.

O ComForAerNav ressalta que, além de contribuir para a interoperabilidade e para o estreitamento dos laços entre as Marinhas, a missão possibilitou o cumprimento de uma das funções subsidiárias das Forças Armadas: a provisão de ajuda humanitária à população, evidenciando a importância deste tipo de missão e as notáveis capacidades estratégicas do Poder Naval em termos de adaptabilidade e cooperação.

Informações da Marinha do Brasil