Martin Gauss é o primeiro CEO de empresa aérea autorizado a pilotar o Airbus A220

O presidente e diretor executivo da airBaltic Martin Gauss tornou-se o primeiro CEO de companhia aérea no mundo com qualificação para voar no Airbus A220, o principal avião da frota da sua empresa. Para chegar a tal façanha, ele recentemente concluiu com sucesso seu curso de qualificação de tipo no novo jato da Airbus no centro de treinamento da empresa aérea em Riga, na Letônia e, partir de agora, pode desempenhar as funções de comandante da aeronave.

Segundo o One Mile at a Time, Gauss já era piloto. Ele iniciou sua carreira profissional no Boeing 737 em 1992 e, mesmo depois de partir para a carreira executiva, manteve suas carteiras válidas.

Por sua vez, a airBaltic opera atualmente apenas com jatos A220, sendo uma empresa-propaganda para o modelo da Airbus. A frota padronizada minimiza a complexidade da operação, beneficiando da eficiência adicional proporcionada pela aeronave.

O programa Airbus A220 foi criado após a fabricante europeia comprar a divisão CSeries da canadense Bombardier, passando a oferecer um portfólio mais completo de aeronaves. Por ser uma aeronave moderna, possui diversos recursos e componentes que lhe alçam ao posto de “aeronave ecológica”, sendo a primeira aeronave a ter uma declaração transparente do impacto ambiental para seu ciclo de vida, ajudando a reduzir as emissões de CO2 e NOx em 20% e 50%, respectivamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias