Início Acidentes e Incidentes

Medidor de combustível engana pilotos de avião da Lufthansa, que são forçados a voltar ao aeroporto

Jato CRJ-900 da Lufthansa Cityline – Laurent ERRERA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma aeronave Canadair CRJ-900 da Lufthansa Cityline, subsidiária integral da Deutsche Lufthansa AG, passou por um incidente inusitado durante um voo regular na manhã da última segunda-feira (9).

Registrada sob a matrícula D-ACNB, a aeronave estava realizando o voo LH-1361, de Katowice, na Polônia, com destino a Frankfurt, na Alemanha. Após decolar da pista 27 do Aeroporto Internacional de Katowice e atingir uma altitude de cerca de 10 mil pés (aproximadamente 3,05 km), foi emitido um alerta indicando uma quantidade insuficiente de combustível.

Diante dessa situação, os pilotos decidiram interromper a ascensão e retornar ao aeroporto de partida, onde o pouso ocorreu de maneira segura na mesma pista, aproximadamente 20 minutos após a decolagem.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Inicialmente, de acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave não foi reabastecida ou recebeu uma quantidade insuficiente de combustível antes da partida. O jato permaneceu em solo por cerca de 40 minutos para reabastecimento e, após a operação, prosseguiu para Frankfurt, chegando com atraso.

Em comunicado emitido na última terça-feira (10), a companhia aérea informou que o indicador de combustível apresentou um defeito “temporário”. Enquanto a aeronave estava em solo, mostrava à tripulação e equipe de solo que havia combustível suficiente a bordo, mas essa informação mudou após a decolagem.

A aeronave foi reabastecida após o retorno a Katowice e o indicador foi avaliado pela equipe de manutenção no local. Após nova inspeção em Frankfurt, foi constatado que o indicador estava operando normalmente.

Leia mais:

Sair da versão mobile