Início Aviação Militar

Mesmo com muita chuva, Domingo Aéreo do PAMA-SP reúne 80 mil pessoas, caças e Fumaça

Caça F-5EM em passagem durante o evento no PAMA-SP

No dia 1º de outubro, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) sediou um dos eventos mais aguardados pela população paulistana: o Domingo Aéreo. Também conhecido como Portões Abertos, o evento da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como propósito aproximar a Instituição da população, dando oportunidade aos visitantes de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER). 

Em São Paulo, o Domingo Aéreo é um evento tradicional desde 1988, que atrai uma multidão de apaixonados pela aviação. Nesta edição, houve a participação de aproximadamente 80 mil visitantes e o apoio de diversos Órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

Este ano, a festividade fez parte das comemorações do Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont e das comemorações do Mês da Asa – alusivo ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados em 23 de outubro.

Segundo o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, o Domingo Aéreo reúne atividades para toda a família, com programação cultural, infantil, gastronômica e atrações para os admiradores das esquadrilhas de demonstrações aéreas e entusiastas das atividades militares, atingindo todas as idades.

Estar próximo da sociedade mostrando o trabalho de nossos militares e os valores da nossa Força Aérea é prazeroso. Ao efetivo do Parque, meu estimado reconhecimento. Teço elogios para tamanha dedicação e engajamento para que tudo saísse da melhor e mais perfeita forma para o público“, comentou.

Esquadrilha da Fumaça

Muita chuva, mas com o público presente

A previsão de chuva na capital paulista não errou. Durante todo o dia, pancadas de chuva e precipitações foram registradas e atrapalharam o andamento do evento, com atrações canceladas e mudança no cronograma das apresentações.

A Esquadrilha da Fumaça, que deveria realizar o pouso ao final da manhã no Campo de Marte, precisou alternar o pouso para o Aeroporto Internacional de Guarulhos devido ao mau tempo. Durante o evento, caças F-5EM também deveriam sobrevoar junto ao KC-130, mas a atração precisou ser cancelada.

Por outro lado, mesmo sob chuva, os caças F-5EM e AMX A-1 realizaram suas passagens sobre a pista e também sobre o público, que permaneceu firme no gradil com o auxílio de capas e guarda-chuvas.

Durante o evento, a ACRO Brasil apresentou uma série de manobras em sua aeronave acrobática Bellanca 8KCAB Decathlon. Houve também uma demonstração de rapel a partir do helicóptero H-50 Esquilo, conhecido como “Águia”, da Polícia Militar de São Paulo.

Esquadrilha da Fumaça

O ponto alto do evento foi a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, uma das atrações mais aguardadas, com a participação de sete aeronaves A-29 Super Tucano e um display de manobras especial devido às restrições do espaço aéreo paulista. O público, sob tensão por conta da chuva e a possível possibilidade de cancelamento da demonstração, aguardou ansiosamente pela chegada das aeronaves.

A demonstração, prevista para as 15h00, precisou ser adiantada em alguns minutos devido à formação de nuvens que poderiam atrapalhar e ainda mais reduzir a viabilidade da apresentação. Assim, as sete aeronaves decolaram de Guarulhos, realizaram as manobras e pousaram no Campo de Marte para que o público pudesse interagir com os pilotos.

No solo, o evento contou com a exposição de aeronaves do Comando de Aviação do Exército, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano; do Esquadrão Pelicano da Polícia Civil de São Paulo, do Comando de Aviação da Polícia Militar “João Negrão” e do acervo de aeronaves históricas do PAMA-SP.

Piloto da Esquadrilha da Fumaça em contato com o público presente

O público contemplou, ainda, demonstrações do sistema de trem de pouso e visitação da cabine de pilotagem do caça F-5EM nos hangares de manutenção. O evento contou também com a exposição de motores ativos e inativos das diversas aeronaves da frota da FAB.

Este ano foi montado, de forma inédita, um espaço destinado às crianças portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), com pedagogas do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), que receberam mais de 80 pequenos visitantes. 

Veja mais fotos das atrações:

Público no PAMA-SP
AMX A-1
AMX A-1
F-5EM
Bellanca 8KCAB Decathlon da ACRO Brasil
Bellanca 8KCAB Decathlon da ACRO Brasil
T-6 da Hangar 33
T-6 da Hangar 33
Esquilo H-50 da PMESP
Esquilo H-50 da PMESP
Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça

Leia mais:

Sair da versão mobile