México quer jatos da Boeing para sua nova aérea comandada pelos militares

O governo mexicano está trabalhando fortemente para ter de novo uma empresa aérea de bandeira e estatal, desta vez comandada pelos militares.

Divulgação – Governo do México

Por vários anos, o governo do México tem tentado reviver a aviação nacional, seja atraindo novas empresas ou tentando expandir sua infraestrutura aeroportuária, sem muito sucesso em todas as tentativas. Um dos principais focos era reviver a Mexicana, que foi a segunda maior companhia aérea do país atrás apenas da AeroMexico.

A empresa, inclusive, voava ao Brasil até pouco tempo antes da sua falência, em 2010, momento em que deixou vários funcionários sem emprego e uma demanda carente por alternativa que não fosse a AeroMexico.

Nos últimos meses, o Presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, tem sido mais vocal e deu um pouco mais de detalhes de como a nova empresa de bandeira mexicana surgiria e que ela seria nova apesar de usar o nome da antiga estatal.

“Estamos falando com a Boeing porque os aviões serão alugados, é algo que já estamos trabalhando”, afirmou o presidente segundo a US News. A Boeing se negou a comentar o assunto, mas um outro detalhe dado pelos mexicanos é que a empresa será capitaneada pela empresa militar estatal Olmeca-Maya-Mexica.

No final da sua carreira, a Mexicana de Aviación operava uma frota majoritariamente de aviões Airbus de fabricação europeia, mas agora o governo estaria inclinado à comprar jatos do vizinho do norte. A ver as cenas dos próximos capítulos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias