Início Empresas Aéreas

Microsoft pode levar processo de empresa aérea após barrar acesso a servidor e bancos de dados

A administradora da empresa aérea de cargas, CargoLogicAir, sediada no Reino Unido, criticou a Microsoft por negar o acesso às assinaturas de produtos Azure e 365 da empresa falida, o que considera estar “severamente prejudicando” o progresso da administração, tal como abordado no relatório de progresso de 14 de junho de 2024, pela administradora conjunta, Joanne Milner.

A CargoLogicAir foi afetada por sanções impostas a entidades e pessoas russas devido à invasão da Ucrânia por essa nação. Como isso ocorreu, Alexey Isaykun, o controlador único da Cargo Logic Holdings Ltd (que por sua vez é proprietária da CargoLogicAir), sofreu sanções que conduziram a empresa aérea à situação de insolvência em novembro de 2022, devido à impossibilidade de operação.

Apesar de as sanções estarem impactando na capacidade de encerrar os negócios da companhia aérea, Milner tem reservado suas críticas mais contundentes para a Microsoft Ireland Operations Ltd. Devido ao regime de sanções, o acesso aos registros eletrônicos da empresa aérea tem sido bloqueado desde julho de 2022. Entretanto, desde então, os administradores conseguiram ganhar acesso às caixas de e-mail dos funcionários, mas continuam impedidos de acessar as plataformas Microsoft Azure e 365.

Segundo Milner, devido ao bloqueio de acesso que está prejudicando o progresso da administração, advogados foram instruídos a tratar sobre a garantia de acesso e possíveis reivindicações de danos contra a Microsoft. Ela relatou que, desde que ameaçaram os procedimentos legais, a Microsoft começou a ter contato (através de seus representantes legais) e a demonstrar consciência da importância dos dados.

No entanto, Milner argumenta que os administradores acreditam que as assinaturas da Microsoft podem ter sido desprovisionadas, e a Microsoft pode ter deletado permanentemente os registros. Ela acrescenta que, se as dívidas a receber e outros ativos não puderem ser cobrados devido à ausência de registros, uma reivindicação contra a Microsoft será considerada.

A menos que haja uma nova prorrogação de tempo, a administração da Cargo Logic Holdings Ltd pela empresa Buchler Phillips terminará em 16 de novembro de 2025.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.